O advogado José Ricardo Porto foi o mais votado, com 1972 votos, na eleição direta realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba (OAB-PB), nesta terça-feira (01), para a formação da lista sêxtupla para desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) pelo Quinto Constitucional. Caius Marcellus foi o segundo, com 1687, e Celeide Queiroz ficou na terceira colocação, com 1207 votos.
Também integram a lista sêxtupla, que será encaminhada ao TJPB, Elson Carvalho, 1126 votos, Chico Freire, 1073, e Levi Borges, com 963 votos.
As eleições aconteceram simultaneamente em João Pessoa e nas subseções da OAB dos municípios de Campina Grande, Patos, Sousa, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Guarabira, no horário das 08h00 às 18h00. Na capital, o local de votação foi o ginásio de Esportes do Liceu Paraibano. Nas outras cidades, a votação aconteceu nas sedes das subseções. Estavam habilitados a votar todos os advogados inscritos e adimplentes com a OAB-PB. Cada advogado podia votar em até seis candidatos.
Ao todo 13 candidatos concorriam ao cargo, aberto com aposentadoria do desembargador Marcos Souto Maior. Além dos seis mais votados, que formam a lista sêxtupla, Nadir Valengo (673), José Augusto (641), Sérgio Marcelino (518), Breno Wanderley (450), Wellington Marques (430), Assis Camelo (335) e José Rivaldo (175) não lograram êxito no pleito.
O presidente da Comissão Eleitoral da OAB-PB, Carlos Octaviano Mangueira, declarou que a votação aconteceu dentro da mais absoluta tranqüilidade. “Tudo foi muito tranqüilo, com a votação transcorrendo dentro da maior normalidade, tanto na capital, quando nas subseções do interior”, afirmou.
Mangueira também elogiou a postura dos candidatos no processo eleitoral e, ao mesmo tempo, destacou a importância da eleição para o Quinto Constitucional, já que “é uma forma dos advogados fortalecerem a categoria, uma vez que trata-se da representação da advocacia perante o judiciário”.
Homologação
Após o pleito, o presidente da OAB, Odon Bezerra, convocou para esta quarta-feira (02) uma sessão extraordinária do Conselho Pleno da OAB para homologar a lista sêxtupla definida nesta terça. Depois, na sexta-feira (4), a Ordem encaminha a relação para o Tribunal de Justiça.
No TJ, caberá aos desembargadores escolher da lista sêxtupla, por meio de votação, três nomes que serão encaminhados ao governador José Maranhão (PMDB). Será ele quem escolherá de dentro desta lista tríplice o novo desembargador paraibano. A expectativa é que o TJ encaminhe apenas na próxima semana a lista tríplice ao governador.