O Programa de Distribuição de Palma Resistente do Governo do Estado começou, no final do ano passado, pela região do Baixo do Paraíba, reconhecida pelo potencial da pecuária. Até agora, foram distribuídas 196.650 raquetes, beneficiando 800 criadores. A Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) fez, junto com a Emater, o repasse das raquetes da variedade “Palmepa PB1”, pesquisada pela Emepa, para sete dos 12 municípios da região: Mogeiro, Salgado de São Félix, Itatuba, Itabaiana, Gurinhém, Ingá e São José dos Ramos. Todos jurisdicionados pela região administrativa da Emater de Itabaina. Depois o programa foi estendido para toda a região.
O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, informou que além de distribuir palma – , principal forrageira que se mantém verde e disponível para alimentação dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos em períodos de longas estiagens – , a Emater, sob orientação do Governo do Estado, está desenvolvendo ações de convivência com a seca em todos os municípios.
Junto com a distribuição de palma, os agricultores são convidados a participar de palestras, com orientações técnicas para o plantio correto. A Emater também realiza cadastro para agricultores comprarem rações mais baratas, elabora projetos de crédito rural, promove dias de campo, distribui forrageiras adaptadas a cada região, faz visitas de intercâmbio, apoio à organização social e dá orientações quanto à construção e recuperação de reservatórios de armazenamento de água. Segundo o coordenador da Regional de Itabaiana, Paulo Emílio Souza, os extensionistas foram orientados a executar ações de Assistência Técnica Rural (Ater) e convivência com o semiárido, que reduzam os efeitos da estiagem.
Especificamente na região de Itabaiana, foi realizado um evento para avaliação da ação com a presença do secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista; o presidente Geovanni Medeiros; o diretor técnico Erasmo Lucena; o prefeito de Salgado de São Félix, Audário Almeida; o prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos; secretários de agriculturas dos municípios e representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e de Conselho Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Por município, a distribuição de raquetes ficou assim: Gurinhém, 15.000; Ingá, 30.500; Itabaiana, 26.500; Itatuba, 18.850; Mogeiro, 46.000; Salgado de São Felix, 25.100; São José dos Ramos, 21.000, Pilar, 12.700; Riachão de Bacamarte, 500 e São Miguel de Taipu, 500.
Secom PB
O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (4), durante o programa semanal ‘Conversa com o…
Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio…
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU),…
Em entrevista ao programa Correio Debate na rádio 98 Correio, nesta segunda-feira (4), o senador…
Após a Procuradoria Geral da República propor Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a eleição antecipada…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), destacou a necessidade de mudanças na forma de…