Categorias: Paraíba

“RC é o derrubador de matrículas”, diz tucano

PUBLICIDADE

Os números do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) são um verdadeiro “calo no sapato” para o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que no período entre 2012 e 2013 viu o número de matrículas na rede estadual despencar em 25,34%, conforme chegou a ser divulgado recentemente em matéria do Jornal da Paraíba.

Para que se tenha uma ideia, a rede pública estadual contabilizava 343.300 matrículas, com queda para 256.278 neste ano. Os dados, para o vereador, Marcos Vinícius (PSDB), são um “atestado de incompetência” da gestão do socialista. “Por onde este senhor passou o número de matrículas sofreu uma queda brutal, basta ver o que aconteceu com a rede municipal em João Pessoa”, denunciou.

Sobre os dados da rede municipal, em 2005 as escolas públicas do município tinham aproximadamente 60 mil alunos matriculados, já em 2006 houve uma queda de 18,8% e os números seguiram caindo em 2009, com uma redução de 8,2% (comparado a 2006) e em 2012, com mais uma queda nas matrículas, desta vez de 6,6% (comparado a 2009). Apenas em 2013, ano em que o parlamentar tucano fez questão de destacar a saída dos socialistas (Ricardo Coutinho e Luciano Agra), a prefeitura teve uma recuperação de 24% (comparado a 2012), somando 57.508 matrículas, já na gestão de Luciano Cartaxo (PT).

“Ricardo é um derrubador de matrículas e quem prova o que eu digo é o INEP”, disse Marcos que completou: “Jamais vimos na história da Paraíba um governador que fechasse mais de duzentas escolas e este realmente deixou claro que não tem qualquer compromisso com a educação”.

Marcos ressaltou que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, segundo ele, vem dialogando permanentemente com professores, alunos, sindicato e demais servidores da Educação, sempre com importante atuação do secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Júnior. Para o parlamentar, Luciano tem um longo caminho a percorrer, mas já mostra “que está no caminho certo”. “Desde que assumiu a prefeitura de João Pessoa, observamos o alunado retornando a sala de aula e este ano foram oferecidas 8,9 mil vagas novas nas escolas do município, com isto imaginamos que em breve a capital vai alcançar novamente o número de matrículas que foram deixadas na gestão de Cícero Lucena”, frisou. Na verdade, se compararmos os índices, em 2013 Cartaxo ficou apenas 3,5% abaixo do número de matrículas na gestão do tucano.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Juíza determina retirada de propaganda eleitoral de Bruno Cunha Lima por associar Dr. Jhony a operações policiais

A juíza Daniela Falcão Azevedo, da 17ª Zona Eleitoral, ordenou que o candidato à reeleição…

23 de setembro de 2024

Banca organizadora divulga gabarito oficial preliminar das provas do concurso do IPM-JP

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) divulgou, na tarde desta segunda-feira…

23 de setembro de 2024

João Azevêdo anuncia lançamento de edital para construção de mais de 2.800 cisternas em 25 municípios

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (23), durante o programa semanal Conversa com o…

23 de setembro de 2024

Preços de medicamentos genéricos e de referência apresentam diferença de quase 70% em CG

Os preços médios dos medicamentos genéricos mais comercializados nas farmácias e drogarias de Campina Grande…

23 de setembro de 2024

Por unanimidade, TRE-PB mantém prisão da vereadora Raíssa Lacerda por aliciamento de eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, nesta segunda-feira (23), manter a prisão da…

23 de setembro de 2024

MPPE pede que processos da ‘Vai de Bet’ e empresa de Gusttavo Lima sejam transferidos para a Paraíba

Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que os processos envolvendo a empresa Vai de Bet…

23 de setembro de 2024