EXPECTATIVA: Recurso Ordinário de Cássio volta a pauta do TSE nesta quinta-feira; tucano saberá se poderá tomar ou não posse no mandado de Senador
A probabilidade do caso ser apreciado hoje é remota, mas nada impede que o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski ponha, de última hora, o julgamento em pauta.O recurso é contra o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) de impugnação do registro da sua candidatura ao Senado na Sessão Extraordinária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O início da Sessão está marcada para às 19h. O ex-governador teve o registro impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com base na Lei da Ficha Limpa.
O recurso entrou na pauta de julgamento do TSE na última quarta-feira, 13, onde o relator, Aldir Passarinho, votou pela manutenção da inelegibilidade do tucano. Ao desprover o recurso de Cássio baseado na Lei da “Ficha Limpa”, o relator fez uma retrospectiva sobre os “Caso FAC” e Jornal “A União” que resultou em sua cassação.
Na quinta-feira, o processo de Cássio foi encaminhado novamente ao gabinete de Aldir Passarinho para a realização de algumas correções. Em seguida foi encaminhado ao gabinete da presidência para análise de Lewandowski.
Por enquanto, o placar está no Tribunal Superior Eleitoral em 1 a 0 pelo indeferimento do registro da candidatura de Cássio Cunha Lima.
Caso, o entendimento do ministro Aldir Passarinho prevaleça na Corte, o terceiro colocado nas eleições, Wilson Santiago (PMDB), que obteve 820.189 votos, passa a ser o titular da vaga.
Clique aqui e entenda o julgamento TSE
Simone Duarte com informações do Portal Correio
PB Agora