Categorias: Paraíba

Reduz o número de casos de dengue

PUBLICIDADE

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve uma redução no número de notificações de casos de dengue na Paraíba. Entre os dias 24 e 30 de abril foram registradas 77 notificações, enquanto entre os dias 17 e 23 de abril foram 246.

Segundo informações do portal InformePB, a diminuição das notificações estaria ligada diretamente as ações de saúde e campanhas educativas da SES, em parceria com os municípios. Para a chefe Gerência de Vigilância à Saúde da secretaria, Júlia Vaz, era previsto um pico de casos da doença na semana epidemiológica 17, porém ocorreu o contrário – uma queda no número de registros desde a semana 14 (de 3 a 9 de abril).

Esses dados são calculados de acordo com o diagrama de controle, que é uma ferramenta de monitoramento baseada em uma média de ocorrência da dengue formulada por época do ano. Ele serve para subsidiar as ações de saúde para enfrentamento da doença. Pelo gráfico histórico, a previsão seria um pico na 17ª, mas na Paraíba esse pico ocorreu na 13ª semana (com 848 casos).

Números – De acordo com o novo boletim, até o dia 30 de abril foram registrados 1.976 casos de dengue clássica; 707 casos descartados; 27 casos de dengue com complicações; 27 casos de febre hemorrágica da dengue; 1.151 casos inconclusivos e um óbito. Ainda há 3.759 casos em fase de investigação para confirmação ou não da doença.

Os casos graves somam um total de 54, sendo 27 por dengue com complicações (DCC) e 27 por febre hemorrágica da dengue (FHD). A Paraíba tem um óbito confirmado por FHD e outro em processo de investigação. “Hoje a letalidade das formas graves da doença no Estado é de 1,8%. O óbito já confirmado é do sexo Masculino, 75 anos, de uma pessoa que residia no município de Campina Grande. Já o óbito que se encontra em investigação também é do sexo masculino, com 11 anos de idade, de um garoto que morava no município de Alhandra”, explicou Júlia Vaz.

Júlia Vaz avalia que a redução dos casos a partir da semana 14 pode estar relacionada à intensificação das ações educativas, de controle vetorial e da vigilância da população nos seus domicílios. “Nessa batalha, 75% da ação é de responsabilidade da sociedade e 25% do poder público. O que notamos é que o cidadão tem se mobilizado, ele é o grande protagonista do controle da dengue”, diz a médica.

Entre ações de saúde previstas para esta semana, a SES vai realizar um treinamento para médicos e enfermeiros de Santa Rita sobre atendimento ao paciente com suspeita de dengue baseado na classificação de risco. O evento acontece a partir das 14h30 desta terça-feira (10), no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita. Também podem participar da capacitação os profissionais dos municípios de Bayeux e Cruz do Espírito Santo.
 

 

Ne10

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perseguição pelas ruas de Mamanguape termina em tiroteio e suspeito ferido e preso pela PRF

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024