A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade que aponta doze trechos de praias no Litoral da Paraíba como impróprios para banho. A análise abrangeu o período de 15 a 19 de janeiro e tem validade até o dia 26, quando está prevista a divulgação do próximo relatório.
De acordo com os dados, nove áreas impróprias foram identificadas em João Pessoa, enquanto Pitimbu apresentou três pontos com qualidade inadequada para banho. As praias afetadas na capital paraibana incluem Manaíra, Farol do Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé e Arraial, com trechos específicos destacados, como a desembocadura dos rios Cabelo e Aratu.
Em Pitimbu, as praias de Maceió, Ponta dos Coqueiros e Acaú/Pontinha foram listadas como impróprias, com destaque para pontos próximos à desembocadura do riacho Engenho Velho e do Rio Goiana.
No entanto, é importante ressaltar que outras localidades monitoradas, como Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo e Conde, tiveram a qualidade das águas classificada como própria para banho, proporcionando opções seguras aos banhistas.
Confira a lista:
Praias Impróprias para Banho na Paraíba:
João Pessoa:
- Manaíra – Em frente ao N° 1461 da Av. João Maurício
- Manaíra – Em frente ao N° 315 da Av. João Maurício
- Manaíra – No final da Av. Ruy Carneiro
- Farol do Cabo Branco – Em frente à galeria de águas pluviais
- Seixas – No final da Av. das Falésias
- Penha – Em frente à desembocadura do Rio Cabelo
- Penha – Em frente à desembocadura do Rio Aratu
- Jacarapé – Em frente a Rua do Centro de Convenções
- Arraial – Em frente à desembocadura do Rio Cuiá
Pitimbu:
- Maceió – Em frente à desembocadura do riacho Engenho Velho
- Ponta dos Coqueiros – Em frente à desembocadura da Lagoa
- Acaú/Pontinha – Em frente à desembocadura do Rio Goiana