Por meio da sua assessoria de comunicação, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) receberá, hoje (21) e sexta-feira (22), a 86ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), evento que reúne dirigentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. O encontro contará com a participação de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para debater temas de relevância para a Justiça Eleitoral.
A programação tem início na manhã de hoje (21) com a reunião dos diretores-gerais dos TREs, que discutirão melhorias no sistema de cadastro e no atendimento ao eleitorado. Na sexta-feira (22), os presidentes dos Tribunais Eleitorais participarão de reuniões e apresentações.
Entre os destaques está a palestra do juiz substituto do TRE-SP, Diogo Rais, intitulada “Entre a Inteligência Artificial e a desinteligência humana: um balanço sobre a tecnologia e as eleições 2024”. Outros temas incluem acessibilidade, Central de Libras, participação de jovens eleitores, acesso ao voto, totalização dos resultados eleitorais, e uma exposição sobre os juízes das garantias e as audiências de custódia.
O evento será encerrado com a divulgação da Carta de João Pessoa, documento que sintetizará as discussões realizadas no Coptrel.
A abertura será conduzida pelo presidente do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, do TRE-SP, e pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, com a presença de presidentes de todos os Tribunais Regionais, diretores-gerais e outras autoridades.
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma entidade de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que busca discutir e implementar soluções para questões relacionadas à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia brasileira.
Redação