Categorias: Paraíba

Reprodução em cativeiro de três espécies de jacaré é realizada em JP

PUBLICIDADE

 O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, que há 20 anos desenvolve pesquisas sobre reprodução assistida em cativeiro de algumas espécies de jacaré, mais uma vez será berço para o nascimento de novos filhotes. O trabalho de reprodução em cativeiro desenvolvido no local é referência nacional.

 

O período reprodutivo dos jacarés tem início em meados da primavera e se estende até o verão. Atualmente, a fase de reprodução está na preparação dos ninhos, onde a equipe da Bica construiu os locais com folhas e material de compostagem e cercou com bambu para assegurar o nascimento dos filhotes.

 

As espécies em reprodução são Papo Amarelo (Caiman latirostris), Coroa (Paleosuchus palpebrosus) e das Jacaretingas (Caiman crocodilus). Do ano 2000 até agora, já nasceram na Bica 54 jacarés Papo Amarelo e 70 Jacaretingas.

 

Reprodução – A cópula é feita dentro da água e a postura realizada em ninhos construídos próximo à água, com folhas secas e areia. As fêmeas tornam-se mais agressivas após a postura e nunca se afastam do ninho para evitar a depredação dos ovos. Aproximadamente dois dias antes da eclosão, os filhotes já emitem sons, ainda dentro dos ovos, chamando a mãe, que os carrega cuidadosamente na boca até a água.

 

Diferente dos mamíferos, o sexo dessa espécie não é determinado geneticamente, mas sim pela temperatura. Nos ovos que ficam na parte mais profunda do ninho, onde as temperaturas são mais baixas (28° a 31°), ocorre o nascimento de fêmeas. Onde as temperaturas são mais elevadas (33° a 34°), ficam os ovos com indivíduos machos.

 

No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, os médicos veterinários e técnicos trabalham com o manejo reprodutivo, onde são construídos abrigos de nidificações artificiais e os ovos são retirados dos ninhos imediatamente após a postura. Em seguida, os ovos são levados para incubadoras, o que aumenta as chances dos ovos eclodirem.

 

Curiosidades – Cada espécie tem sua particularidade. O jacaré Coroa põe de 10 a 25 ovos e o período de incubação varia de 80 a 90 dias. O jacaré de Papo Amarelo põe entre 17 a 40 ovos e o período de incubação varia entre 70 a 90 dias. Já a espécie Jacaretinga põe de 14 a 40 ovos, com o período de incubação em média de 90 dias.

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024