A Reserva Ecológica Verdes Pastos, localizada no município de São Mamede, Sertão paraibano, corre o risco de deixar de existir. Isso porque a empresa Avalicon Soluções em Engenharia de Avaliação, Topografia e Regularização Fundiária pretende passar uma linha de transmissão de energia elétrica por dentro da propriedade do pastor John Philip Medcraft.
O pastor John contou que se reuniu com representantes da empresa na última sexta-feira, quando eles explicaram a proposta, que foi prontamente rejeitada. “Essa é a única reserva da região, com vegetação de Caatinga, que é rara. Vários pesquisadores da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) conduzem pesquisas aqui. É uma área de soltura do Ibama e da Sudema”, disse.
Segundo ele, tanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quanto a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), usam a reserva para soltar animais selvagens que são resgatados pelas entidades.
“Eu não sei nem se eles têm licença ambiental para fazer isso. Tenho esperança de que o Ibama e a Sudema não permitam”. John afirmou que não é contra a obra e entende a importância da distribuição de energia elétrica, mas que um desvio de cerca de 500 metros já seria sufi ciente para livrar a reserva. “A coisa mais sensata a fazer é o desvio”, disse.
Redação