Reservatório em Pocinhos: MP da prazo para município se manifestar sobre TAC

PUBLICIDADE

Em audiência realizada nessa quarta-feira (19/10), a Promotoria de Justiça de Pocinhos concedeu o prazo de 10 dias para o Município analisar proposta de termo de ajustamento de conduta relacionado ao reservatório da cidade, que rompeu no último mês de maio. O Ministério Público da Paraíba vem atuando para evitar um novo desastre e garantir a segurança e os direitos da população atingida. No mês passado, o MPPB recebeu um laudo do Corpo de Bombeiros alertando sobre “o alto risco de um novo rompimento nos tanques” e a Prefeitura de Pocinhos fosse oficiada para que tomasse as medidas cabíveis (leia mais AQUI).

Nessa audiência, a promotora de Justiça, Fabiana Alves Mueller,  ouviu o procurador-geral adjunto do Município Felipe Gonçalves Câmara Menezes, e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Sóstenes Murilo Melo de Oliveira. Ela explicou que a audiência fazia parte de procedimento administrativo instaurado na Promotoria para apurar os motivos do rompimento do reservatório, cujos tanques foram construídos em 1970, que invadiu uma área residencial, destruindo casas e deixando quatro pessoas feridas. A representante do MPPB também lembrou que vários órgãos foram oficiados, entre eles o Município e o Corpo de Bombeiros, que apontou risco e sugeriu a confecção de um laudo de um profissional competente na área de engenharia, especializado em barragens e tanques, que ateste sua segurança.

A promotora de Justiça apresentou também os encaminhamentos que deveriam ser tomados pelo Município, com base em laudo do Núcleo de apoio Técnico do MPPB, a exemplo da reconstrução de todos os muros de contenção, propondo medidas de segurança à população a jusante dos tanques, e a demolição dos muros de contenção para segurança do entorno do Lajedo de Pocinhos. Para isso,  foi proposto ao Município  assinar um TAC comprometendo-se com as medidas.

O procurador do Município leu o laudo da NAT, bem como os termos do TAC; asseverou que os lajedos não são mais utilizados pela população, que tem acesso à água encanada; salientou que o interesse da Prefeitura é inutilizar o local, porém há residências no local. O representante do Município disse que seria necessária a conclusão de laudo que está sendo elaborado pelos engenheiros da Prefeitura; enfatizou que a Prefeitura alojou os desabrigadas, pagando o aluguel social destas e encaminhará projeto de lei para aquisição de casas populares.

Diante disso, os representantes da Prefeitura requereram o prazo de 10 dias para análise da proposta de TAC e envio de uma contraproposta, tendo por base os estudos realizados pelo Município. A promotora Fabiana Mueller deferiu o pedido de prazo, marcando a audiência para conclusão das tratativas do TAC para o próximo dia 11 de novembro.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar apreende bala de canhão do tamanho de um braço na Grande João Pessoa

Uma operação da Polícia Militar resultou, na manhã deste sábado (26), na apreensão de uma…

26 de outubro de 2024

Roberto Burity é reconduzido presidente do Botafogo da Paraíba; posse ocorrerá em novembro

Por aclamação, Roberto Burity foi reeleito presidente do Botafogo Futebol Clube para o biênio 2024-2026,…

26 de outubro de 2024

Falso corretor de imóveis é preso novamente por golpes e violência doméstica na Grande João Pessoa

Um estelionatário com longa ficha criminal, conhecido por aplicar golpes como falso corretor de imóveis…

26 de outubro de 2024

Crença na vitória de Cícero Lucena na eleição deste domingo chega a 71,1%, aponta pesquisa PB Agora/Datavox

A confiança dos eleitores na vitória do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) no segundo turno das…

26 de outubro de 2024

Incêndio atinge Lojinha do Treze em CG, mas rapidamente é controlado pelos Bombeiros

Um incêndio de pequenas proporções atingiu a Lojinha do Treze, localizada na esquina do Calçadão…

26 de outubro de 2024

Apenas um trecho do litoral paraibano está impróprio para banho, aponta relatório da Sudema

Em recente avaliação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a qualidade das…

26 de outubro de 2024