A Paraíba o tempo todo  |

RETROSPECTIVA 2022: Políticas públicas da PMCG asseguram avanço econômico com qualidade de vida na zona rural

Em que pesem os desafios enfrentados ao longo deste ano, ainda ocasionados pelos reflexos da pandemia causada pela covid-19, a Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria da Agricultura (Seagri) obteve êxito, nos últimos doze meses, na missão de atender e apresentar soluções aos problemas vivenciados pelos trabalhadores da zona rural do Município.

A administração do prefeito Bruno Cunha Lima tem adotado políticas públicas que proporcionaram mudanças significativas para o avanço socioeconômico do setor agrícola. As ações promoveram melhorias na qualidade de vida dos moradores que praticam a agricultura familiar nos sítios, povoados e assentamentos existentes no território de Campina Grande.

Uma das estratégias utilizadas para transformar propostas em realidade econômica, que possibilitem a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, foi a valorização e manutenção dos termos de cooperação técnica e de parcerias firmados com as associações de classes, cooperativas e instituições públicas e privadas, a exemplo da Cagepa, Atecel, Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES), universidades e órgãos de diferentes esferas do governo. Esta metodologia de trabalho tem facilitado a execução de projetos, idealizados e planejados pela Seagri, para atender de forma mais ágil às demandas apresentadas pelas comunidades rurais de Campina Grande.

Devido a esse modelo de atuação, que também inclui a preocupação com a preservação do meio ambiente, a Seagri alcançou resultados significativos em sua atuação na zona rural, a exemplo dos recursos hídricos, levando água de qualidade para as localidades, por meio de manutenção, recuperação e implantação de equipamentos (como as bombas d´água, dessalinizadores, cataventos e chafarizes).

Uma das parcerias de maior destaque, firmadas pela Seagri, foi com a Cagepa, cuja obra atualmente está em execução e que tem por objetivo levar água potável ao Sítio Santo Isidro. O empreendimento abrange 7,5 quilômetros de extensão, com estimativa para atender a um contingente de 2,5 mil famílias, contando com as que residem nas localidades dos Cuités e da Samambaia. A obra deverá ser entregue às comunidades na segunda quinzena de janeiro de 2023.

Idêntica iniciativa viabilizou, anteriormente, a construção de mini adutoras, para levar água canalizada às torneiras aos Sítios Açude de Dentro e Paus Brancos, na região de Catolé de Boa Vista. A Seagri atuou, à época, conjuntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), na edificação de uma barragem em Açude de Dentro, já entregue àquela comunidade pelo prefeito Bruno Cunha Lima.

Ao longo deste ano, a Seagri executou uma série de outros programas voltados ao homem do campo, a exemplo de corte de terra, confecção de silagem, inseminação artificial, sanidade de rebanho, além de estimular a produção de algodão orgânico, cuja safra deste ano chega às dez toneladas. A distribuição de raquetes de palma resistente e de mudas umbu gigante também alcançou resultados satisfatórios. A regularidade das chuvas, registradas durante este ano, favoreceu às atividades agrícolas no Município, com safras satisfatórias de culturas como feijão, milho, fava e tubérculos das mais variadas espécies.

Mesmo com a regularidade do inverno, o Programa Garantia Safra, oferecido anualmente e que consiste no pagamento de pecúlio aos agricultores que perdem suas lavouras por excesso ou falta de chuva, ainda cadastrou neste ano cercas de 1,3 mil agricultores, por meio da Seagri. Depois de selecionados pelo órgão, eles terão direito ao auxílio financeiro, que anualmente é desembolsado conjuntamente pela União, Estados e Municípios.

O projeto, voltado para a piscicultura, também mereceu atenção especial da parte da Seagri, que se encarregou de povoar barreiros e pequenos açudes com milhares de alevinos, notadamente da espécie tilápia, pescado muito consumido nesta região. Para o secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha, além de fomentar o desenvolvimento, a criação de peixes em cativeiro servirá para garantir alimentação mais saudável às famílias residentes nas áreas beneficiadas por esta iniciativa.

MAQUINÁRIO

Outra importante ação desenvolvida pela Seagri neste ano diz respeito à limpeza e ampliação de barreiros e pequenos açudes, além de recuperação das estradas vicinais da zona rural. Essas ações estão sendo possíveis graças à aquisição, por meio de doação por parte de governo federal, de equipamentos como máquina motoniveladora e caçamba. Essa ação é resultado do esforço político, protagonizado pelo deputado federal Leonardo Gadelha, em favor de Campina Grande.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Seagri, ainda oferece uma série de serviços às comunidades do campo, com destaque para a declaração e provas, que facilitam a vida do agricultor na hora de se aposentar. A ação também favorece o recebimento do auxílio natalidade e/ou de doenças.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), cuja principal tarefa é fiscalizar a origem dos animais e a qualidade das carnes que chegam ao consumidor, também funciona normalmente por meio de técnicos da Secretaria da Agricultura.

“Nossas propostas, parcerias e ações são pautadas pela ética, profissionalismo e transparência, razões pelas quais dos resultados serem os melhores possíveis, principalmente porque a Prefeitura, movida pela vontade política do prefeito Bruno Cunha Lima, vem dando total apoio ao nosso trabalho, o que nos leva, inclusive, a vislumbrar com otimismo perspectivas de dias cada vez melhores no decorrer de 2023”, ressaltou o secretário Renato Gadelha.

Defensor dos princípios que fortalecem e desenvolvem as entidades cooperativas e melhoram a vida dos cooperados, o secretário Renato Gadelha sempre propõe, durante suas participações nas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), a união dos agricultores como forma de encurtar o caminho do desenvolvimento da zona rural, de modo a garantir vida digna a eles e aos seus familiares.

O CMDRS é presidido pelo professor Rubens Alves da Silva, defensor da Agricultura Familiar, que, ao lado dos demais membros do conselho, tem contribuído para levar melhorias ao homem do campo deste Município.

Além dos órgãos e instituições já citados, a Prefeitura de Campina Grande está em sintonia, para fins de atividades rurais, com várias entidades públicas e privadas, a exemplo da Empaer, Embrapa, INSA, secretarias estaduais, Sebrae e empresas como a Fiação Norfil, que fornece aos agricultores familiares semente selecionadas para o cultivo de algodão orgânico e garante, a cada período de colheita, a compra de toda produção a preços, inclusive, acima dos praticados no mercado tradicional.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe