Depois da derrubada de algumas árvores, uma outra polêmica à vista. O projeto de revitalização do Parque Evaldo Cruz, conhecido como o Açude Novo, e construção de um túnel interligando a área ao Parque do Povo deverá afetar o funcionamento em um dos principais equipamentos públicos de Campina Grande. O Terminal de Integração de passageiros, inaugurado pelo então prefeito e atualmente senador Veneziano Vital (MDB), em 2008, pode ser parcialmente demolido.
Pelo projeto, a parte do terminal mais próxima do Museu de Arte Assis Chateaubriand, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura, será demolida. A outra metade, mais distante do Evaldo Cruz, não será afetada.
O projeto de revitalização do Parque Evaldo Cruz é uma ação idealizada pela prefeitura de Campina Grande e deve ampliar o espaço para o São João da cidade. A obra no Açude Novo está estimada em R$ 30 milhões e o cronograma de obras é de 18 meses, mas a prefeitura tem o objetivo de que o túnel esteja concluído até maio de 2024, antes da realização do Maior São João do Mundo.
O secretário de Obras de Campina Grande, Joab Machado, informou que a prefeitura pretende preservar as características históricas da área e estuda utilizar a estrutura que será retirada em outro local.
Desde que foi iniciado o projeto tem sido alvo de questionamentos. O projeto foi alvo de questionamentos quanto à derrubada de árvores do Evaldo Cruz e por conta de modificações no remanejamento de tubulações da Companhia de Água e Esgotos dea Paraíba (Cagepa).
Por conta das tubulações a prefeitura precisou realinhar o projeto e precisará ter a aprovação da Cagepa para promover o remanejamento
A prefeitura espera que a construção corra no tempo previsto, mas caso haja algum problema com a construção do túnel, a gestão pode propor a realização do São João de 2024 com o palco na parte de baixo do Parque do Povo, como era realizado antes.
SL
PB Agora