O ex governador Ricardo Coutinho e mais sete são denunciadas pelo MPPB por lavagem de dinheiro pelo Grupo de Operações Especiais contra o Crime Organizado (Gaeco). Com base nas investigações o Gaeco protocolou junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), uma denúncia contra o ex-governador Ricardo Coutinho e outras sete pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, no âmbito da Operação Calvário.
A denúncia, protocolada na 6ª Vara Criminal pelo Gaeco, aponta para indícios de um esquema de empresas para acobertar uma expansão atípica do patrimônio e proporcionar lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia, a expansão patrimonial foi detectada durante a gestão de Ricardo Coutinho como governador da Paraíba.
A denúncia aponta a suposta criação de sociedades empresariais e mudanças em seus respectivos contratos sociais por meio de uma organização criminosa.
No suposto esquema, estariam envolvidos um empreendimento imobiliário, empresas, a compra de um apartamento em Fortaleza, capital do Ceará, investimentos em uma fazenda no município de Bananeiras, aquisição de bovinos, caprinos, equinos e ovinos, conforme o documento do MP.
Com base nos crimes cometidos, o órgão ministerial pede a aplicação da perda de cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo dos denunciados.
Já enquanto reparação de danos morais e materiais, o Ministério Público solicita a devolução de R$ 3.376.268,31.
Redação
O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…
O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…