O governador Ricardo Coutinho lança nesta quarta-feira (21), às 10h, o Programa MedioTec na Paraíba. O evento será realizado na Escola Estadual Cidadã Integral Dona Alice Carneiro, localizada na Av. Sapé, no bairro de Manaíra, em João Pessoa – PB. O MedioTec é mais uma ação do Ensino Profissional dentro do grande grupo de ações do ParaíbaTec, realizado por meio da Gerência Executiva de Ensino Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
O Programa MedioTec ofertará vagas em Cursos Técnicos concomitantes ao Ensino Médio, para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. Tem como proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo.
O objetivo do MedioTec é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda. O público-alvo do programa são os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas de educação, socialmente vulneráveis, de maneira a promover-lhes uma formação técnica concomitante à formação regular, ampliando suas chances de inserção profissional quando da conclusão da etapa regular de sua educação básica.
A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes de Ensino Médio e de Educação Profissional, com o setor produtivo da região onde o aluno estiver inserido, para que os estudantes sejam absorvidos, a priori, na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso e, posteriormente, possam assumir postos de trabalho.
Os cursos do MedioTec terão carga horária total de 800 a 1.200h e irão funcionar em turno oposto ao dos alunos matriculados, ou seja, os alunos podem estudar em qualquer escola estadual e no contra turno participar do curso técnico em outra escola.
‘Os cursos do MedioTec poderão ter duração de um a dois anos e meio e terão início a partir de agosto de 2017. A SEE disponibilizará aos estudantes a lista de cursos disponíveis e realizará o processo seletivo por curso. A seleção para as vagas levará em consideração o perfil de alunos para os cursos, sendo priorizados os alunos que já concluíram a 1ª série e cursam a 2ª série do Ensino Médio; as características socioeconômicas dos alunos (maior vulnerabilidade econômica e social) e as atividades de interesse dos alunos.
Aplicativo Eu faço Educação – Durante o evento de lançamento do programa MedioTec haverá a apresentação do aplicativo “Eu faço Educação”, na versão Android (em breve o aplicativo também estará disponível na versão IOS), que estará disponível na Play Store do Google, para download gratuito. Cada aluno terá acesso ao aplicativo para avaliar sua escola sobre: infraestrutura, alimentação, professores, direção, funcionários, entre outros dados da escola.
O aplicativo foi desenvolvido pelos ex-alunos da Rede Estadual de Ensino, Gabriel Bandeira, José Ednilson, João Marcelo e Vitória Heliane, sob a coordenação do professor Erik Melo, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB), Campus de Guarabira.
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.paraibatec.pb.gov.br.
I. Introdução à Importância das Habilidades Linguísticas no Mercado de Trabalho Global No mundo interconectado…
A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…
Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…
A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…
No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…
Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…