Ruy destaca importância de projetos de incentivo às energias limpas durante COP27

PUBLICIDADE

O incentivo à produção das energias limpas e renováveis esteve entre os destaques da participação do deputado federal Ruy Carneiro, nesta quinta-feira (10), na 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27. O parlamentar visitou diversos pavilhões relacionados à temática e defendeu a ampliação de projetos e ações que possam estimular e baratear os custos da atividade na Paraíba e no Brasil.

Durante a passagem pelo pavilhão da China, o deputado conheceu iniciativas que levaram o país a se tornar o maior consumidor mundial de energia solar do mundo.

“Um dos temas de maior destaque no pavilhão da China é a questão da energia solar. Essa é apenas uma das fontes de energia limpa que contribui não só para o desenvolvimento sustentável do país, mas também para preservação do meio ambiente. O que chama a atenção é que no Brasil, infelizmente, nos últimos 40 anos, apenas 5% da nossa energia foi substituída por uma energia limpa.”, destacou Ruy.

O parlamentar reforçou que é preciso mudar essa realidade com maior velocidade e criar ações que incentivem o poder público e a iniciativa privada a aderirem projetos dessa natureza.

“O nosso mandato tem buscado dar exemplo de como contribuir para todo esse processo, como fizemos na Fazenda da Esperança, em Guarabira. Lá nós contribuímos com a instalação de equipamentos para implantação de uma usina fotovoltaica. Essa iniciativa está ajudando a zerar os custos com a energia de duas unidades da instituição, isso sem contar com a questão da energia limpa e também com a ação de reabilitação de dependentes químicos. Em resumo, é preciso garantir que as fontes de energia limpa sejam mais baratas, de fácil acesso e possam garantir a produção de forma sustentável”, finalizou.

De acordo com a revista Nature Energy, desde 2017, a China é apontada como o maior consumidor mundial de energia solar fotovoltaica. Além disso, os chineses contam com mais de 400 empresas de energia solar em operação. Segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável, dos 12,7 milhões de empregos mundiais no setor de energia renovável, cerca de dois terços estão na Ásia e somente a China representa 42% do total global.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024