O grupo Pé de Choro será a atração do próximo Sabadinho Bom e, como o próprio nome diz, vai levar o chorinho para embalar o público fiel do evento. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o Sabadinho Bom está marcado para às 12h30, na Praça Rio Branco, Centro Histórico da Capital paraibana.
“O Sabadinho Bom é uma atividade cultural das mais importantes para nós da Funjope porque ele é um evento extremamente democrático, de fácil acesso para todo mundo. A Praça Rio Branco tem se transformado num verdadeiro ponto de encontro de gerações; os nossos músicos apresentam músicas de muita qualidade. Nós temos a prática de não repetirmos as atrações, deixando um processo de inclusão e de democratização de acesso ao palco muito fortalecido. O Sabadinho Bom é um evento de sucesso pleno em todas as áreas, em todos os sentidos”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Para a percussionista Mariana Rampazzo, que integra o grupo Pé de Choro, o Sabadinho Bom é um projeto muito importante para a cena cultural da cidade. “O fato de ser no Centro da cidade, aberto e gratuito torna o ambiente muito democrático e acolhedor. Nota-se que, além da riqueza cultural produzida ali, há uma grande movimentação econômica do comércio local, o que certamente gera ganhos para a economia no âmbito do município”, observa.
Quem for ao Sabadinho Bom vai poder conferir um rico repertório instrumental, com ritmos brasileiros como choro, samba, maxixe, xote e baião. Serão interpretados clássicos de Sivuca, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim e Luiz Gonzaga, e também músicas da cena atual de João Pessoa.
O grupo vai interpretar alguns clássicos do choro, como ‘Doce de Coco’ (Jacob do Bandolim), ‘1×0’ (Pixinguinha), ‘Um tom para Jobim’ (Sivuca); sambas de Dorival Caymmi, como ‘O Samba da minha terra’ e ‘Doralice’; composições de integrantes do grupo e músicos parceiros, como ‘Na Munganga’, de Potyzinho Lucena e ‘Choro da Partida’, de Eduardo Fiorussi; além de forrós de Sivuca (‘Feira de Mangaio’), Luiz Gonzaga (‘Que nem Jiló’ e ‘Xote das Meninas’).
Além de Mariana Rampazzo, estarão no palco, os músicos Eduardo Fiorussi (violão de 7 cordas), Lucas Andrade (clarinete), Lucas Wanderley (cavaquinho) e Chico Santana (percussão).
“Esperamos apresentar um repertório animado e dançante, mas também marcado pela expressividade das obras apresentadas e pelos ricos detalhes interpretativos das composições e dos ritmos que fazem parte da roda de choro: samba, maxixe, choro, xote, baião, entre outros”, pontua Mariana Rampazzo.
Durante o Sabadinho Bom, serão reverenciados grandes mestres do choro como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, assim como personagens nordestinos importantes da música brasileira como Sivuca e Luiz Gonzaga. O Pé de Choro convidou o cavaquinista Lucas Wanderley para integrar o grupo nesta apresentação, que também vai solar alguns choros no cavaquinho.
A polícia, prendeu na tarde de ontem (21), na Delegacia de Monteiro, no Cariri Paraibano,…
Passados os dois turnos das Eleições Municipais 2024, a Justiça Eleitoral se prepara para a…
Em entrevista ontem (21), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação, o deputado…
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu início, ontem (21), às primeiras audiências de…
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36…
Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…