Categorias: Paraíba

Saiba o que são as variantes da covid-19 e como elas respondem às vacinas

PUBLICIDADE

Desde que a pandemia do novo coronavírus teve início, muitas variantes da covid-19 já foram identificadas. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou cinco variantes de preocupação do vírus, duas de interesse e sete cepas sob vigilância. A última descoberta foi da Ômicron, na África do Sul e vem causando preocupação para as autoridades em saúde. Mas afinal, o que, quais são e como se comportam as variantes do vírus causador da covid-19?

Infectologista do Sistema Hapvida em João Pessoa, Fernando Chagas explica que as variantes são vírus que sofrem mutação de um vírus original. Isso foi o que aconteceu, por exemplo, com o primeiro Sars-CoV-2 que surgiu em Wuhan, na China. “Na medida em que ele contamina mais pessoas, mais vírus vão sendo produzidos e o risco de erro genético na produção deles existe. São justamente esses erros, que ocorrem vez ou outra, que geram a mutação, trazendo uma vantagem evolutiva deste vírus em mutação em relação aos demais. Então, uma variante é o vírus mutado de um vírus existente anteriormente”, esclarece.

O especialista afirma que existem muitas variantes do Sars-CoV-2. Algumas com vantagens que as fazem ser mais contagiosa que outras, como é o caso da Alfa (a antiga B.1.1.7, que foi identificada no Reino Unido), a Beta (antiga B.1.351, que foi identificada na África do Sul), a Gama (antiga P.1, identificada no Brasil), a Delta (a antiga B.1.617.2, que foi identificada na Índia) e agora a Ômicron (a B.1.1.529, identificada também na África do Sul).

Chagas ressalta que uma variante pode vir com vantagens como ser mais transmissível ou trazer consequências graves para a pessoa infectada. “Vai depender de uma série de fatores. Não tem como saber se uma variante tem um risco maior ou menor de provocar a forma grave da doença, a não ser quando ele se espalha e muitas pessoas adoecem em decorrência da contaminação com o vírus”, pontua.

Vacinas x Variantes – No que diz respeito à resposta das vacinas em relação às variantes, o especialista afirma que os imunizantes são o melhor e, até o momento, o único caminho para combater a propagação da covid-19. “Independentemente de qual seja a variante é importante ressaltar que atualmente o que tem feito com que os casos de covid-19 e suas formas graves tenham tido uma redução são as vacinas. Então, vale destacar que as vacinas são o único caminho para combater essa doença que já fez tantas vítimas”, aponta.

Já com relação à variante Ômicron, Fernando Chagas afirma que apesar de não se ter um apontamento acerca da efetividade das vacinas sobre esta variante, o ideal é buscar a imunização e o que se pode afirmar até o momento é que a Ômicron parece ser a mais transmissível de todas as variantes já identificadas. Além disso, seguir as etiquetas respiratórias. “Lavagem das mãos com água e sabão sempre que possível, uso de álcool em gel, uso de máscara mesmo em espaços abertos, distanciamento social e evitar aglomerações”, elenca.

Saiba mais sobre as variantes:

Alfa (antiga B.1.1.7) – Surgiu no Reino Unido em setembro de 2020. Ao todo são São 22 mutações, entre as que alteram ou não a estrutura do vírus. O nível de transmissibilidade está entre 30 e 50% maior do que as linhagens anteriores. Alguns estudos apontam para possível aumento no risco de hospitalização e maior mortalidade, mas isso ainda não está confirmado.

Beta (antiga B.1.351) – Identificada em dezembro de 2020. Têm alterações em comum com a Alfa. No que diz respeito ao nível de transmissibilidade, ela é mais transmissível, mas não tanto quanto a Alfa. É investigada por um aumento de mortalidade em indivíduos já hospitalizados, fato ainda não confirmado.

Gama (P.1) – Descoberta no fim do 2020 em japoneses que retornavam do estado amazônico. Em sua mutação é parecida com a Beta. É mais transmissível e fez várias vítimas entre os meses de março e abril. A redução da ação é considerada moderada, mas possui caminhos para casos de reinfecção. Estima-se que esta variante seja responsável por nove em cada 10 casos de covid-19 no Brasil.

Delta (antiga B.1.617.2) – Identificada em outubro de 2020, possui mais de uma dúzia de mutações e duas estão no centro das atenções por se assemelharem com a Beta e Gama. Considerada a mais contagiosa, estima-se que seja mais transmissível que a Alfa em torno de 40 a 60%. Essa foi a variante mais prevalente na Índia. Já no Brasil, foram registrados casos desta variante nos estados do Maranhão e Paraná.

Ômicron (B.1.1.529) – É considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com classificação de risco global altíssimo e o que causa mais preocupação é a alta taxa de mutações e, com isso, a preocupação com o escape à imunidade. No Brasil, já foram registrados casos dessa variante.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitos paraibanos agradecem a Veneziano destinação de recursos para habitação: “Eita cabeludo para trabalhar”

Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…

23 de novembro de 2024

João Pessoa ganha Portal de Negociações para multas de trânsito; saiba como funciona

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…

22 de novembro de 2024

Divulgadas datas da Festa da Luz 2025; confira!

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…

22 de novembro de 2024

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024

Cândida Vargas ganha reforço na segurança com instalação de catracas de reconhecimento facial

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024