Um total de 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Paraíba, serão enviados para ajudar no socorro as vítimas do terremoto no Haiti. A ação envolverá equipes do Samu de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos.
Segundo Alana Barreto, coordenadora da Gerência Operacional de Atenção Especializada, os profissionais terão que dispor de um conjunto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Além disso, ela informou que os profissionais terão que ter um calendário de vacinação atualizado, inclusive com imunização contra a malária e toda a documentação necessária para uma viagem internacional, como identificação do profissional (especialidade e cadastro no CRM/Coren) e passaporte.
Ao todo a Paraíba deve enviar 15 médicos e 35 enfermeiros para o Haiti.
Segundo o médico Aldo Simões, coordenador do Samu de Sousa, uma reunião no início da tarde na sede do Samu de João Pessoa, vai definir questões logísticas como documentação e a necessidade de vacinação das equipes contra doenças como febre amarela e malária.
Aldo Simões acrescentou que ainda não há uma data definida para o envio das equipes médicas para o Haiti. Do Samu de Sousa, serão enviados oito profissionais, sendo quatro médicos e quatro enfermeiros.
Uma reunião na manhã desta segunda-feira, dia 18, na sede da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, em João Pessoa, com integrantes do Ministério da Saúde, definiu o total de profissionais a serem enviados.
O Norte