O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) participa do desfile cívico-militar desta quarta-feira, dia 7 de setembro. Essa é 13° vez que o serviço da Prefeitura de João Pessoa desfilará e, este ano, trará uma campanha contra a realização de trotes.
Abrindo o desfile virá o ‘Samuzinho’, composto por crianças, em sua maioria filhos de profissionais do Samu. É na ala das crianças que acontecerá a campanha ‘Diga Não ao Trote’ para conscientização da população contra os prejuízos causados pela prática. Participarão do desfile 90 pessoas entre trabalhadores e familiares do Serviço. O pelotão será puxado pela Banda Marcial Presidente João Pessoa, composta por 70 estudantes da escola municipal.
“O Samu já participa do desfile do Dia da Independência há 13 anos e sempre reforçando a importância do atendimento para a população e realizando uma breve apresentação sobre a rotina do serviço. Neste ano, estamos trazendo o Samuzinho e a campanha contra o trote”, explicou o coordenador Geral do Samu-JP, Galileu Ricarte.
Também será apresentada à população a frota do Serviço, com desfile de 20 viaturas, sendo 15 motolâncias, três ambulâncias e dois carros de apoio. O Samu-JP será a 33° instituição a desfilar, logo após o pelotão da Semob-JP.
“A participação do Samu não vai atrapalhar a eventual prestação de socorro. Todos os profissionais que estarão no desfile serão nossos funcionários de folga e as viaturas não estão escaladas para a prestação de socorro nesse dia. Normalmente, teremos profissionais e ambulâncias no nosso plantão para garantir a assistência da população através do número 192”, destacou Galileu Ricarte.
Plano operacional – Garantindo a assistência a quem estiver no desfile cívico militar, o Samu-JP preparou um plano operacional para atender durante o evento.
Para a ocasião, estarão disponíveis duas ambulâncias e uma dupla de motolância. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA 03 descentralizada) estará instalada por trás do palanque onde ficarão as autoridades e convidados. A segunda ambulância, uma Unidade de Suporte Básico (USB 02 descentralizada) estará posicionada no cruzamento das Avenidas Beira Rio e Bento da Gama. Já a dupla de motolâncias ALFA estará localizada em frente ai Lyceu Paraibano.
Trote é crime – Passar trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal e, quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
Mesmo sendo crime, o Samu João Pessoa recebe mais de mil ligações falsas por mês. Apenas em agosto deste ano foram 1.737 ligações consideradas trotes.
No Estado da Paraíba, conforme Lei Nº 9.544, de 6 de dezembro de 2011, o trote é crime e configura auto de infração passível de multa.
PB Agora
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas, a exoneração…
O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…
O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…
Uma família viveu momentos de terror na noite desta terça-feira (14) na cidade de Lagoa…
Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…