O cantor Santanna foi a primeira atração deste sábado, 09 de julho, a subir ao palco Genival Lacerda e dar início aos shows do penúltimo dia de festejos d’O Maior São João do Mundo 2022. Santanna, O Cantador, reuniu fãs e milhares de pessoas que não se intimidaram com a chuva que caía no Parque do Povo.
Ele começou o show com uma música “Paraíba Jóia Rara”, do cantor e compositor Ton Oliveira, e foi acompanhado pela multidão que já estava no Quartel General do Forró. A canção se transformou em uma espécie de hino da Paraíba.
Em seguida, ele seguiu cantando vários sucessos conhecidos do grande público como “Se avexe não”, “A Natureza das coisas”, além de outras canções conhecidas, que fizeram o público arrastar o pé e matar as saudades do artista.
Entre uma música e outra, Santana se dirigiu ao público e falou “Obrigado por você manter viva a nossa cultura popular. A cultura popular ninguém mata. Ela é duradoura”, declarou emocionado.
Após o show, durante entrevista à imprensa, Santana reforçou o que levou ao palco. “O Nordeste é uma nação. Nação não é matéria, é abstrata. Nação você leva no coração. Se ceifar essa identidade cultural, que nós temos, nós vamos deixar de existir como nação”, reforçou o artista.
Santana começou a ser conhecido do público em 2002, quando vendeu mais de 100 mil cópias do CD ’Xote Pé de Serra’. Antes, ainda na década de 1980 conheceu Luiz Gonzaga, de quem se tornou amigo pessoal e participante de vários de seus shows.
Hoje é considerado um dos músicos mais conhecidos no segmento do forró, com várias canções que tradicionalmente, são tocadas nas festas de São João. Entre as mais conhecidas do público estão ’Ana Maria’ e ’Tamborete de Forró”.
Da Redação com Assessoria