A Romaria da Fé que acontece todos os anos no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca, em Ararura, no dia 13 de maio, está cancelada, mas terá missa às 9 horas transmitida pelas redes sociais, com portão fechado. A decisão foi anunciada pelo Padre Gaspar Rafael Nunes da Costa, Reitor do Santuário, atendendo orientação do Bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, seguindo as recomendações das autoridades quanto aos cuidados para evitar a propagação da Covid 19.
Para lembrar os dez anos da inauguração do Santuário, que seria na próxima quarta-feira, dia 13, uma nova data será marcada para quando tudo voltar à normalidade e estando liberadas aglomerações. “O mais provável é que nossa tradicional romaria, que reúne milhares de peregrinos de várias cidades e de estados vizinhos, acontece em dezembro, provavelmente abrindo o período de Advento”, afirmou Padre Gaspar Rafael.
O Santuário fica localizado no Parque Estadual Pedra da Boca, criado pelo Governo do Estado, mas administrado numa ação de parceria com a Igreja e tendo colaboração da prefeitura municipal. Desde quando foi criado, tem se constituído num local de visitação pública, com a presença semanal de turistas e romeiros de vários Estados.
A presidente da PBTUR, Ruth Avelino, disse o Parque Estadual Pedra da Boca e os eventos ali realizados são divulgados como destino turístico, e que a Romaria que se enquadra no Turismo Religioso. “Creio que foi prudente o adiamento da Romaria para dezembro e a PBTUR vai se empenhar para que fiéis da Paraíba, Rio Grande do Norte e outros estados estejam presentes”, comentou.
O gerente de Turismo de Araruna, Wellington Rafael considerou justa a decisão de não realizar neste momento as festividades religiosas de turísticas na Padra da Boca, até que passe esse momento turbulento. Disse que se trata de um evento importante para a cidade, mas o instante requer precaução. “Milhares de pessoas vêm até Araruna para contemplar esse templo da natureza, cercado de rochas milenares e do imponente e moderno santuário, aquecendo a economia local”, disse.
PB Agora