Categorias: Paraíba

Saúde de CG anuncia medidas após pesquisas relacionadas à água

PUBLICIDADE

 A Prefeitura de Campina Grande realizou nesta quarta-feira, 30, uma entrevista coletiva à imprensa para apresentar as medidas que serão adotadas pela pasta após a divulgação de análises da qualidade da água no município. De acordo com pesquisa encomendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, parte das amostras de água coletadas torneiras, poços, carros-pipas, cisternas e mananciais apresentaram compostos tóxicos que seriam impróprios para o consumo humano. Os dados preliminares do estudo foram apresentados durante audiência pública realizada ontem na Assembléia Legislativa, em João pessoa.

Dentre as medidas anunciadas, a secretária de saúde, Luzia Pinto, informou que a Secretaria de Saúde irá procurar os órgãos responsáveis a elaboração de campanhas para esclarecer como a população poderá tratar a água nas residências para consumo humano. A secretária comunicou também que já convocou todos os hospitais que realizam hemodiálise na cidade para monitorar de forma mais contundente os cuidados com a água utilizada no tratamento dos pacientes.

 

“Tão logo recebermos os documentos de forma oficial dos institutos que realizaram as análises, vamos encaminhar os resultados à CAGEPA, AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, ANA – Agência Nacional de Águas, Governo do Paraíba e Ministério Público. Desde já nos colocamos à disposição de todos as instituições para trabalhar em conjunto, garantindo a segurança em saúde dos campinenses”, assegurou a secretária.

Outra medida anunciada pela secretária foi a suspensão da captação de água do poço artesiano do Hospital Municipal Pedro I. O poço da unidade foi um dos pontos de coleta de amostra de água da pesquisa e que também apresentou resultado insatisfatório. “O poço do Pedro I foi perfurado pelo Exército Brasileiro, no entanto a água era utilizada apenas em descargas, para lavar pisos e a rouparia do hospital. Por recomendação dos pesquisadores, vamos suspender o uso da água do poço, até que as pesquisas sejam concluídas”, garantiu.

Pesquisa – As análises da água de Campina Grande e região foram solicitadas pela Secretaria Municipal de Saúde ao Instituto Butantan e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em setembro deste ano. A necessidade surgiu a partir de uma pesquisa da diretora do Hospital Pedro I, a neurocirurgiã Alba Jean de Medeiros Batista, que também integra a equipe de pesquisas sobre a síndrome congênita do zika vírus. A médica percebeu um padrão muito agressivo de malformações em oito natimortos necropsiados na unidade hospitalar.

 

“Em seis destas oito necropsias feitas no hospital, não identificamos a presença do zika vírus, que provoca alterações neurológicas como a microcefalia e outras malformações. Foi então que percebi que estes achados poderiam ter relação com o consumo de água contaminada. A partir daí, iniciamos o estudo com a parceria do Ipesq – Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto, a UFRJ e o Butantan”, explicou.

No entanto, a médica esclareceu que as pesquisas são preliminares e que, por isso, não é possível afirmar que exista qualquer relação entre os novos achados de malformações e a qualidade da água. “O Butantan fez testes com peixes e os resultados mostraram que, em contato com a água coletada em Campina Grande e nos mananciais da região, os ovos não se desenvolveram ou com malformações incompatíveis com a vida. A próxima etapa da pesquisa será o estudo com camundongos, concluiu.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Porta voz das Forças de Defesa de Israel comenta a morte do mentor dos ataques de 7 de outubro: “Hoje o mundo está mais seguro”

As FDI (Forças de Defesa de Israel) e a Força Aérea confirmaram, na tarde desta…

18 de outubro de 2024

PF deflagra nova operação para combater aliciamento de eleitores em JP e Cabedelo; presidente da CMJP é um dos alvos

A Polícia Federal deflagrou novas operações, na manhã desta sexta-feira (18), para combater o aliciamento…

18 de outubro de 2024

Júri popular de acusadas de matar bebê no Sertão da PB deve ocorrer hoje

Pelo cronograma da justiça paraibana, deve ocorrer nesta sexta-feira (18), às 9h, o júri popular…

18 de outubro de 2024

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024