A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) passa a disponibilizar, por meio do Portal da Cidadania, o cadastramento on-line de emissão de carteira para visitação de apenados. O endereço do portal é www.portaldacidadania.pb.gov.br. Neste primeiro momento, o cadastramento está funcionando como piloto na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em Mangabeira.
Segundo o secretário executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros, o cadastramento on-line de emissão de carteira para visitação de apenados será expandido para todas as unidades prisionais do Estado. O sistema visa aperfeiçoar conferências internas e criar um banco de dados unificado de cadastro de visitantes, trazendo segurança e rapidez tanto para os servidores das unidades prisionais como para os visitantes dos apenados.
O projeto tem o objetivo de facilitar o cadastramento dos visitantes dos apenados, os quais podem fazê-lo no Portal da Cidadania, entrando na aba Segurança Pública, depois na aba Emissão de Carteira para Visitação de Apenados. A pessoa preenche seus dados cadastrais e do apenado que pretende visitar. A documentação necessária não alterou: certidão de antecedentes criminais na Justiça Estadual e Federal, comprovante de residência e foto, que serão anexados ao formulário. As fotos e documentos físicos serão analisados quando da visitação agendada ao apenado às unidades prisionais.
Depois de conferidos os documentos, o cadastro é validado e será gerada e remetida uma carteirinha de visitante pelo e-mail informado no ato do cadastramento. A carteirinha poderá ser utilizada em quaisquer unidades prisionais se o apenado for transferido. A carteirinha contém um leitor de QR Code que vai possibilitar no dia da visita a verificação da autenticidade dos referidos documentos e das informações neles contidas. Até então, para se cadastrar, o visitante tinha que ir pessoalmente até a unidade prisional e preencher uma ficha manualmente.
João Rosas, diretor da Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, esclarece que os 350 cadastros físicos já existentes na unidade também estão sendo digitalizados até o final do próximo mês de outubro e ficarão preservados neste novo banco de dados criado para os novos e antigos cadastramentos.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…