O cigarro é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Entre as principais doenças causadas pelo tabagismo, destacam-se o câncer de pulmão, enfisema pulmonar, infarto e doenças coronarianas como a angina. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os perigos causados pelo cigarro e reforça a rede de assistência para pessoas que desejam parar de fumar.
Em alusão à data, a SMS realizará, em todos os serviços especializados, ações de conscientização sobre os prejuízos do fumo à saúde, como palestras em salas de espera. Ainda na segunda-feira, haverá atendimento de cuidados com a saúde bucal por meio do Odontomóvel, das 8h às 12h, na Policlínica de Jaguaribe.
Durante toda a semana, na sede da SMS, haverá exposição de banners sobre tabagismo. Na terça-feira (30), das 8h às 12h o atendimento odontológico móvel estará na Policlínica das Praias e, na quarta-feira (31), das 8h às 17h, atenderá aos servidores na sede da SMS.
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. A cada 100 pessoas que desenvolvem esse tipo de doença, 90 são fumantes ativos. Dos que restaram, quatro consomem a droga passivamente. Ainda de acordo com o Instituto, neste ano, devem surgir cerca de 30.000 novos casos de câncer de pulmão.
“A nicotina, presente não apenas nos cigarros tradicionais, mas também nos eletrônicos, narguiles e charutos, é considerada uma droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário, que pode induzir ao abuso e dependência”, explica o coordenador de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS, André Gonçalves.
Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Além de vários tipos de câncer, o fumo causa doenças nos sistemas respiratório e cardiovascular, doenças da boca e do aparelho digestivo, envelhecimento precoce da pele, impotência sexual e infertilidade na mulher, complicações na gravidez, osteoporose e fraturas, entre outros.
“Tabagistas têm sua saúde como um todo prejudicada pelo fumo, mas ao deixar de fumar, os benefícios são imediatos e, de 12h a 24h sem fumar os pulmões dos fumantes já funcionarão melhor. Precisamos conscientizar a população sobre os malefícios que o tabagismo traz à saúde e reforçar que para todos que desejem parar de fumar, nossa rede municipal está estruturada com serviços que prestam uma assistência integral”, explica André Gonçalves.
Serviço – Dessa forma, a Secretaria de Saúde oferta, por demanda espontânea, tratamento para todos que queiram deixar de fumar, através de acompanhamento com equipe multiprofissional e de acordo com a necessidade de cada paciente.
Na Capital a assistência está disponível nas Policlínicas de Jaguaribe, Cristo, Mandacaru e Praias (Tambaú), Unidade de Saúde da Família (USF) Cidade Verde, em Mangabeira, e na USF Alto do Céu Integrada, em Mandacaru, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD Jovem Cidadão, em Tambauzinho e no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…