A Secretaria de Saúde de Areia, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), investigam a causa de infecção gastrointestinal na cidade de Areia, no Brejo paraibano.
Cerca de 60 estudantes da UFPB precisaram receber atendimento médico no hospital da cidade por infecção gastrointestinal. Análises laboratoriais apontaram a presença de coliformes totais na água, alimentos e no suco servido no Restaurante Universitário (RU) do campus.
Os alunos tiveram sintomas entre os dias 10 e 17 de outubro e deram entrada no Hospital Municipal de Areia, onde foram diagnosticados com infecção gastrointestinal. Nenhum deles precisou ser internado.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, na análise da água, foi constatada a presença de coliformes totais, o mesmo foi encontrado na análise dos alimentos, no suco, nas folhosas e nos vegetais crus.
“Notificamos a Cagepa, bem como entramos em contato com a Vigilância Ambiental Estadual. Enquanto aguardamos os resultados, estaremos dando assistência in loco, enviando médico para consultas e dispensando a medicação devida. Para prevenir novos problemas de saúde, o RU suspendeu o uso de água nas saladas e sucos serviços no campus, e os bebedouros do campus foram interditados. Alguns estudantes seguem apresentando sintomas de infecção gastrointestinal”, afirmou a nota da Secretaria.
Os estudantes disseram que inicialmente suspeitavam de intoxicação alimentar a partir da comida servida no RU, mas, após uma série de testes, agora a suspeita é que a infecção seja decorrente de uma possível contaminação da água que chega até o Restaurante Universitário. Uma professora de química lotada no Departamento de Química e Física da universidade fez testes e constatou a contaminação da água por coliformes totais.
Em nota, o Centro de Ciência Agrárias (CCA) da UFPB informou que deve enviar um ofício para o Ministério Público solicitando providências da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para regularizar a situação da água, e à Secretaria Municipal de Areia, informando sobre os resultados da análise e sobre os atendimentos dos estudantes.
O CCA também afirmou que uma equipe médica está atendendo os estudantes que seguem apresentando sintomas de problemas gastrointestinais. A Secretaria de Saúde do município informou também que um médico da atenção básica realiza os atendimentos no consultório do campus para evitar o deslocamento dos estudantes até o Centro da cidade.
A assessoria de imprensa da Cagepa informou que a companhia realizou uma análise da água em circulação em Areia, e que o resultado não apontou presença de coliformes fecais. Segundo a companhia, portanto, a água está própria para o consumo.
PB Agora
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…
A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…