Categorias: Paraíba

Secretaria de Segurança lança diretriz de Polícia Solidária e capacita 46 pessoas

PUBLICIDADE

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Euller Chaves, abriram oficialmente, na manhã desta terça-feira (5), o Curso de Promotor de Polícia Solidária, que capacita 46 pessoas da sociedade civil e da PM na doutrina de uma polícia mais próxima da população. A qualificação, que acontece durante toda esta semana e soma uma carga horária de 40 horas, foi aberta no Garden Hotel, em Campina Grande.

Na ocasião, também foi assinada a diretriz que permeará todos os cursos de Polícia Solidária e a atuação da Polícia Militar em todo o Estado. Em menos de dois anos, mais de 1.200 pessoas já foram capacitadas nessa filosofia, número 50% maior do que o obtido em 12 anos (1999 a 2010), quando 778 integrantes da sociedade civil e da PM foram capacitados.

“Este é um aspecto quantitativo importante e, além dele, temos o qualitativo: o lançamento de uma diretriz doutrinária que estabelece a ação padronizada, através de procedimentos operacionais baseados na atividade de Polícia Solidária”, destacou o coronel Euller, ao lembrar que, com a diretriz, os policiais militares em todo o Estado terão sua ação pautada em uma filosofia de proximidade e prevenção.

Atualmente, já são dez Unidades de Polícia Solidária (UPSs) instaladas na Paraíba, sendo nove em João Pessoa e uma em Campina Grande – a UPS Mutirão. Com a turma que está sendo formada esta semana, mais policiais estarão habilitados para servir de multiplicadores dessa filosofia. A expectativa é que ainda no primeiro semestre deste ano Campina Grande receba mais uma UPS – a do Pedregal.

O curso – A qualificação de Promotor de Polícia Solidária possui, em sua grade, diversas disciplinas da área de segurança pública e de relações interpessoais. Entre elas estão: Polícia Comunitária e Sociedade, Gestão na Qualidade e na Segurança Pública, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos e Mobilização Social.

Na abertura do curso, nesta terça-feira, a aula inaugural foi ministrada pelo secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima. Ele fez um panorama geral da segurança, com foco na lei de compatibilização das áreas integradas (Lei 111/2012), que foi aprovada buscando criar uma melhor gestão da segurança pública e que trata, inclusive, das UPSs.

Além dele, serão ministrantes durante a qualificação, o coordenador Estadual de Polícia Solidária da PM, o coronel Marcos Sobreira, e o coordenador de Integração Comunitária e Diretos Humanos da PMPB, major Lúcio Domingos. Entre os alunos, destacam-se integrantes da Secretaria de Administração Penitenciária, Guarda Municipal de Campina Grande e de João Pessoa, técnicos da Educação da Rede Pública e líderes comunitários.

Social – Apesar de ter sido inaugurada há pouco mais de um mês, a UPS Mutirão já desenvolve um projeto social de integração e ajuda à comunidade local. O ‘Escolinha em Campo’ beneficia cerca de 40 crianças de duas escolas da rede pública do bairro. Parte delas esteve presente na manhã desta terça, no Garden Hotel, e conheceu um pouco mais da doutrina de Polícia Solidária.

Conforme o comandante do 2º Batalhão (sediado em Campina), tenente coronel Souza Neto, além de desenvolver habilidades inerentes ao esporte, essas crianças são tiradas da ociosidade e do perigo das ruas (no horário em que não estão nas escolas) e também passam a ver o policial como amigo. “Essa proximidade é essencial para que a polícia desenvolva o trabalho preventivo nas comunidades e tenha a população como aliada para resolver desde problemas comuns até casos de polícia”, completou.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024