Categorias: Paraíba

Quem já teve Covid-19 não está imune às novas variantes, diz secretário

PUBLICIDADE

O secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, explicou, durante entrevista que aquelas que pessoas que já foram contaminadas pelo novo coronavírus podem ser reinfectadas pela nova variante e, mais uma vez, apresentar sintomas da covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a variante mais contagiosa do coronavírus está em circulação na Paraíba. A confirmação veio após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral, dentro da rotina de enfrentamento da pandemia e monitoramento da doença no estado. São três pacientes confirmados até o momento.

Segundo o secretário, as variantes já descobertas possuem capacidade maior de escapar dos nossos anticorpos mesmo após ter sido diagnosticado com o novo coronavírus. “Essas variantes, em aproximadamente metade das pessoas que já tiveram covid-19, o vírus conseguiu escapar das defesas que essas pessoas foram capazes de desenvolver”, revelou o secretário.

Beltrammi explica que o que foi descoberto até agora é que as variantes quando infectam as pessoas, normalmente, apresentam quadros de sintomas leves a moderados, não se tornando mais graves. “Estamos estudando ainda, assim como o mundo inteiro, e a ciência pesquisa qual é o efeito dessas variantes nas primeiras infecções, ou seja, no caso de pessoas que nunca foram exposta ao vírus”, alertou Beltrammi.

Para evitar a contaminação, seja pela primeira variante do novo coronavírus, seja pelas novas mutações, Beltrammi voltou a recomendar os cuidados que já foram repassados à população desde o início da pandemia. “A covid é uma doença evitável se a população usar a máscara, lavar bem as mãos e manter o distanciamento social estará protegida”, recomendou o secretário.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

Campina Grande e João Pessoa estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024