A sete anos do centenário, o nome da Capital paraibana pode vir a enfrentar um plebiscito que busca alterar alterá-lo. É que o advogado Raoni Vita protocolou, na última quarta-feira (22), uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), na qual questiona a legitimidade do nome da capital da Paraíba, João Pessoa e solicita a realização de plebiscito para que a população possa se posicionar sobre a alteração.
Mas como diz o ditado popular: “Em time que está ganhando não se mexe”. Em enquete realizada pelo portal PB Agora, a maioria esmagadora dos internautas não apresenta desejo pela mudança.
Para 78% das pessoas que participaram da enquete o nome João Pessoa, que completará 93 anos em 2023, deve permanecer.
João Pessoa recebeu esse nome em 4 de setembro de 1930, em homenagem ao presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política e acabou sendo o estopim para a Revolução de 1930.
Apenas 19% se posicionaram de forma favorável à mudança do nome da Capital, que entre outros nomes já se chamou Filipéia, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederica e Parahyba
2% declararam estarem indiferentes à mudança do nome da Capital.
O TRE-PB ainda não pautou a discussão, antes, encaminhou à Assembleia Legislativa da Paraíba para que os deputados debatam sobre.
PB Agora