Categorias: Paraíba

Segunda etapa contra febre aftosa na Paraíba é lançada no Sertão

PUBLICIDADE

 Aconteceu no último sábado (8) na fazenda Maranata, na zona rural do município de Santa Terezinha, o lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa na Paraíba, anunciada pelo Ministério da Agricultura em todo o país no início deste mês. O objetivo da campanha é vacinar 95% de todo rebanho no estado, que segundo a Defesa Agropecuária compreende ao total de 1,3 milhões de animais.

 

O proprietário da fazenda Maranata e secretário de Agricultura de Santa Terezinha, Pedro de Luna, ressaltou a importância da campanha para a saúde do animal. “É uma campanha muito importante para o controle da saúde animal e os produtores não podem deixar de participar, uma vez que se trata de uma medida preventiva contra a doença”, disse.

 

Atualmente a Paraíba é considerada pelo Ministério da Agricultura como território livre da febre aftosa com vacinação. Segundo o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba (SEDAP), Agamenon Vieira, a classificação assegura aos produtores do estado o trânsito livre dos animais para comercialização em outras regiões. “Desde o ano 2000 não temos nenhum caso de contaminação de animais com o vírus da febre aftosa, porém, precisamos continuar o trabalho de prevenção. O objetivo do estado hoje é tornar a nossa área livre da febre aftosa sem vacinação”, comentou.

 

O secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, participou do evento e alertou os produtores sobre o prazo da campanha. “O período de vacinação começou no dia 1 deste mês e se estende até o próximo dia 30, portanto, os produtores devem ficar atentos quanto ao período da segunda etapa. Outra observação é que o documento da guia de trânsito animal (GTA) que libera o animal para comercialização, só pode ser liberado diante da comprovação da vacinação do animal e sua situação de regularidade junto aos órgãos de fiscalização”, ressaltou.

 

Para cumprir com o processo de documentação da campanha, os produtores rurais devem comprar a vacina nas farmácias veterinárias e depois da vacinação apresentar a relação dos animais vacinados, mais a nota fiscal do produto para o cadastro no prazo de dez dias na Defesa Agropecuária ou Emater. A febre aftosa é considerada uma doença viral e contagiosa, que afeta animais bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. Os produtores que não vacinarem seus animais estarão sujeitos à multa no valor R$ 160 por animal.

 

Participaram do lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, o gerente da Defesa Agropecuária da Paraíba, Rubens Tadeu, o tenente coronel do 3° Batalhão de Policia Militar, Enéas da Cunha Rolim, além de médicos veterinários e representantes dos órgãos de fiscalização envolvidos na campanha.

 

Secom-Patos

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito em exercício, Leo Bezerra autoriza reconstrução da creche ‘Ninho do Saber’, no Bairro das Indústrias

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou ordem de serviço na manhã…

29 de novembro de 2024

CSP desiste de disputar elite do Campeonato Paraibano e Picuiense herda a vaga

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) oficializou, nesta quinta-feira (28), a inclusão da Picuiense na…

29 de novembro de 2024

Botafogo-PB anuncia retorno do goleiro Saulo, bicampeão paraibano, para a temporada 2025

O Botafogo-PB confirmou a contratação do goleiro Saulo, que retorna ao clube após quatro anos.…

29 de novembro de 2024

Estudante da ECIT Maestro José Siqueira, em Conceição, ganha medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

O estudante Esley Pires, da ECIT Maestro José Siqueira, localizada na cidade de Conceição, conquistou…

29 de novembro de 2024

Vítima de acidente de ônibus em Cajazeiras tem braços amputados e está na UTI sob ventilação mecânica

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) o estado de…

29 de novembro de 2024

Cumprindo TAC, PMJP inicia reordenamento da orla removendo 30 estruturas que obstruíam passeio

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta quinta-feira (28) ao reordenamento do…

29 de novembro de 2024