Segurança alimentar: Prefeitura de João Pessoa ultrapassa um milhão de refeições distribuídas em 2022

PUBLICIDADE

Durante o ano de 2022, a Prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), distribuiu mais de 1,2 milhão de refeições nos equipamentos que trabalham a política pública de segurança alimentar no município, por meio dos Restaurantes Populares do Varadouro e Mangabeira e das seis Cozinhas Comunitárias espalhadas em comunidades do município.

Os dois restaurantes populares distribuíram 687.691 refeições pelo valor simbólico de R$1,00. Com o objetivo de oferecer um cardápio variado, com proteínas, verduras e legumes, as refeições servidas têm seu valor nutricional calculado com base no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e com o valor calórico da refeição um pouco maior do que o recomendado diariamente para um ser humano normal. A unidade do Varadouro tem capacidade para servir até 1.650 refeições por dia e a unidade de Mangabeira tem capacidade de servir até 1.125 refeições.

As Cozinhas Comunitárias atendem um público diferente, sendo formado por famílias em vulnerabilidade social e que recebem a refeição de forma gratuita, com capacidade de fornecer 300 refeições por dia, cada unidade. Em 2022 foram distribuídas 405.202 refeições nas unidades do Bairro dos Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza. As Cozinhas também são espaços para interação entre as famílias e oportunidade de novos caminhos, com a realização de cursos, oficinas e ações de serviço às comunidades atendidas.

“O País ainda passa por um momento muito delicado e não podemos deixar de amparar quem mais precisa. Estamos em uma gestão que tem essa preocupação, de cuidar das pessoas e estamos cumprindo nosso papel enquanto Secretaria, disponibilizando nosso trabalho e uma alimentação de qualidade”, completou Norma Gouveia, secretária da pasta.

Outro equipamento que funciona dentro da política de segurança alimentar é o Banco de Alimentos, que em 2022 arrecadou mais de 51 toneladas de alimentos oriundos da chamada cadeia de desperdício, beneficiando 4.275 famílias. O serviço realiza a coleta de doações de alimentos, geralmente o excedente de produção de agricultores, assim como de produtos comercializados na capital que não possuem valor comercial, mas que ainda são dotados de todo seu potencial nutricional como frutas, verduras, legumes, grãos e cereais.

Para realizar a doação, o interessado precisa apenas entrar em contato com o Banco de Alimentos através do telefone (83) 3214-5496 ou pelo endereço de e-mail bancodealimentos_pmjp@hotmail.com.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Casa de autor de atentado no STF é destruída por incêndio em Santa Catarina

A casa onde morava Francisco Wanderley Luiz, conhecido como "Tiu França", foi parcialmente destruída por…

17 de novembro de 2024

Paraíba conquista mais duas medalhas de bronze nos Jogos da Juventude 2024, que acontecem em JP

A Paraíba subiu ao pódio, neste sábado (16) e agora totaliza três medalhas nos Jogos…

17 de novembro de 2024

Sine-PB oferta mais de 890 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (18), 894…

17 de novembro de 2024

Decoração natalina de João Pessoa encanta população da cidade e turistas

Dezembro ainda nem chegou, mas a decoração natalina preparada pela Prefeitura de João Pessoa já…

17 de novembro de 2024

Jovem é encontrado morto com perfurações por arma de fogo em carro no Mandacaru

Um jovem identificado como Denilson Costa foi assassinado a tiros na tarde deste sábado (16),…

17 de novembro de 2024

Governador em exercício Adriano Galdino inaugura escola cidadã integral em Santa Luzia

O governador em exercício da Paraíba, Adriano Galdino, inaugurou, neste sábado (16), a reforma e…

17 de novembro de 2024