Categorias: Paraíba

Segurança na Internet será tema de palestra gratuita

PUBLICIDADE

Rodrigo Najm, diretor de Prevenção da SaferNet, dará dicas de como os pais podem orientar os filhos a navegar na Internet com segurança e ética

O especialista em segurança na Internet, Rodrigo Najm, fará uma palestra gratuita sobre como jovens e crianças podem utilizar a Interntet com segurança, nesta quinta-feira, 30, a partir das 19h30, no Hotel Village. Durante o evento, promovido pela escola de idioma Yázigi Internexus, Rodrigo Najm, diretor de Prevenção da SaferNet, também falará sobre os principais crimes cometidos na rede.

Para ele, é preciso estimular a visão de que a Internet é uma rede de pessoas e não de computadores. “A Internet é um lugar público, uma porta aberta para o mundo. Por isso, a informação e a conscientização são armas importantes para evitar os crimes contra crianças e adolescentes”.
Só em agosto deste ano, a SaferNet, através da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, recebeu 9.872 denúncias de pedofilia contra crianças e adolescentes pela Internet.

“Alguns pais pensam que, por não entenderem de tecnologia, não são capazes de proteger os filhos dos perigos da rede. Mas o que realmente é necessário é a educação. É mostrar os perigos e como se defender deles. Se uma criança de 7 anos não pode frequentar sozinha certos espaços públicos, porque poderia trafegar na rede desacompanhada?”, questiona o psicólogo.

Outro crime constante na Internet é o cyberbullying, ou seja, a perseguição a jovens e crianças pela Internet e pelo celular. Os cyberbullies mandam mensagens pelo celular, e-mails, usam torpedos e criam perfis em redes de relacionamento (como Orkut, Facebook e afins) com fotos falsas da vítima, procurando difamá-la. “Ao contrário do bullying físico, que acontece na escola, o virtual não conhece fronteiras. Não adianta a criança ou adolescente mudar de escola ou de cidade. A perseguição continuará na web e pode destruir a autoestima do jovem”, afirma Najm.
Uma pesquisa da SaferNet mostrou que 38% dos jovens internautas afirmaram ter sido vítimas de cyberbullying. E 29% já tiveram informações suas roubadas na Internet.

Mas, segundo Rodrigo Najm, não adianta os pais vigiarem tudo o que seus filhos fazem na Internet. A melhor estratégia é o diálogo. “Os pais precisam navegar com os filhos, conhecer os amigos virtuais deles e chamar a atenção sobre os riscos na rede, como a possibilidade de a criança interagir com desconhecidos e passar a eles informações pessoais como nome, endereço, escola, telefone, entre outros”.
Outras dicas serão dadas durante a palestra gratuita, que faz parte do Encontro Família+Escola, uma ação de relacionamento da escola de idiomas Yázigi com a comunidade. Também serão oferecidas oficinas sobre Twitter, YouTube, Orkut e Facebook. Mais informações: 3224-8910.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dietas da Moda: O Que Realmente Funciona e o Que Pode Ser Perigoso

Nos últimos anos, diversas dietas da moda têm surgido, prometendo resultados rápidos e milagrosos para…

12 de janeiro de 2025

Hugo Motta prega cautela sobre federação entre Republicanos, PP e União Brasil

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), cotado para assumir a presidência da Câmara dos Deputados…

12 de janeiro de 2025

Criança de 4 anos morre após cair do terceiro andar de prédio em Campina Grande

Uma tragédia abalou os moradores do Complexo Aluísio Campos, em Campina Grande, na madrugada deste…

12 de janeiro de 2025

Em nota, Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores afirmou neste sábado  (11) que as denúncias de violações de…

12 de janeiro de 2025

PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST em SP que deixou dois mortos e seis feridos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, neste sábado (11), que a Polícia Federal…

12 de janeiro de 2025

A PARTIR DE SEGUNDA: Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios

A partir desta segunda-feira (13), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 889…

12 de janeiro de 2025