Categorias: Paraíba

Seminário avalia resultados obtidos pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba

PUBLICIDADE

 Cerca de 100 pessoas, entre profissionais de saúde e representantes de entidades de classe, estiveram presentes no seminário realizado nesta quarta-feira (17), em João Pessoa, para avaliar os resultados da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP). O evento aconteceu no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), onde o coordenador rede de maternidades para o diagnóstico precoce da cardiopatia na Paraíba, Cláudio Teixeira Régis, apresentou os resultados obtidos desde o funcionamento da RCP.

 

Desde a assinatura do convênio que possibilitou a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) e o Círculo do Coração de Pernambuco (CirCor-PE), no dia 17 de outubro do ano passado, mais de 15 mil crianças foram avaliadas. Também foram realizados mais de 300 ecocardiogramas e mais de 250 cardiopatias foram identificadas em neonatos. Além disso, a rede realizou mais de mil consultas e exames e cerca de 100 cirurgias em crianças com doenças cardíacas, beneficiando nove municípios paraibanos.

 

Cláudio Teixeira Régis apresentou o panorama encontrado pelos profissionais envolvidos no projeto antes de sua implantação. “Do total de mulheres que engravidam na Paraíba, 22% estão na faixa etária entre 14 e 19 anos, ou seja, passam pela gravidez na adolescência. Aproximadamente, 53% das mães que realizam pré-natal, vão a menos de 7 consultas, que é o número recomendado. Além disso, não existia no estado um serviço público de referência em cardiologia pediátrica. Tais problemas eram agravantes no diagnóstico e tratamento das crianças com cardiopatias congênitas na Paraíba”, explicou.

 

A partir da percepção destes problemas, foi pensada uma estrutura para a implantação da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), não só com a aquisição de equipamentos para a realização de exames de oximetria e ecofuncional, fundamentais para o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em recém-nascidos, como a capacitação de mais de 80 profissionais, entre enfermeiros, neonatologistas e pediatras. “Atualmente, a rede conta com 20 coordenadores que fazem a ponte Paraíba/Pernambuco via videoconferênacia e também de forma presencial, não só com auxílio na triagem e no monitoramento de pacientes, como também na realização das cirurgias e capacitação dos profissionais envolvidos”.

 

A secretária executiva de Estado da Saúde, Cláudia Veras, disse que o seminário celebra e presta conta à sociedade dos resultados obtidos em um ano de convênio firmado entre Governo do Estado da Paraíba, através da SES, e o CirCor-PE, para o diagnóstico e tratamento das crianças cardiopatas paraibanas.

 

“O convênio assinado há um ano, assim como a criação da rede que hoje envolve e interliga 12 maternidades em todo estado, foi um avanço importante para a Paraíba. Conhecíamos a dificuldade que a Paraíba enfrentava para o tratamento de nossas crianças e depois de um árduo caminho conseguimos implantar não só um projeto, mas uma política de governo com um olhar voltado para a rede de cardiologia. Hoje, além de apresentar e avaliar os bons resultados obtidos, partiremos para novas metas, inclusive no que se diz respeito à expansão de atendimento, deixando de restringir-se ao neonatal, passando também para o atendimento pediátrico”, explicou a Secretária Executiva de Saúde.

 

PBAgora

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corpo de paraibana atropelada no Rio de Janeiro chega à Paraíba neste sábado

Priscilla foi atingida por um ônibus no momento em que atravessava uma avenida em uma…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024

Vacinação contra Covid-19 e Influenza acontecem até às 16h deste sábado em João Pessoa; saiba onde

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) terá vacinação em três postos móveis,…

21 de dezembro de 2024

João Azevêdo lança empreendimento no Polo Turístico Cabo Branco com investimento de R$ 480 milhões

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

20 de dezembro de 2024

Senador Efraim Filho volta a colocar nome à disposição para 2026 e avisa: “Sou jovem, trabalhador e ficha limpa”

O senador Efraim Filho (União Brasil) voltou a colocar seu nome à disposição para disputar…

20 de dezembro de 2024

Hugo Motta se compromete a destravar proposta que limita decisões monocráticas do STF em jantar com bancada de Minas

Em um jantar com a bancada de Minas Gerais, realizado esta semana, o líder do…

20 de dezembro de 2024