Categorias: Paraíba

Sérgio da SAC na reta final

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, o promotor Victor Granadeiro devolveu ao Cartório da 64ª Zona Eleitoral da Comarca da Capital, o processo da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) instaurada contra o vereador Sérgio da SAC (do PRP, na foto ao lado), acusado de obter votos através da prática de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágios.

Vereador pode perder mandato

Depois de receber o parecer de Dr. Victor, o Dr. Marcos Aurélio Jatobá Filho, juiz-titular da 64ª ZE, abriu vistas ao demandado, para suas alegações finais. O vereador Sérgio da SAC (cujo nome completo, de batismo, é Evandro Sérgio Azevedo de Araújo) está passível de ter seu mandato cassado.

Distribuição de brindes é proibida

Segundo os autos da ação, o então candidato a vereador teria distribuído presentinhos, lembrancinhas e prêmios a diversos jogadores de futebol amador, durante um campeonato inter-bairros patrocinado por ele no conjunto Valentina de Figueiredo, localizado na Zona Sul de João Pessoa, em pleno período proibitivo da campanha eleitoral municipal, em 2008.

Dois anos à espera de decisão

Logo em seguida, o juiz eleitoral receberá novamente o processo de volta, pois então ele já terá condições para proferir seu julgamento, quase 24 meses depois do início de tramitação da propositura. A AIJE de nº 11/2008, contra Sérgio, foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, quando a titularidade da 64ª ZE ainda era exercida pelo juiz Aluísio Bezerra Filho e o promotor da mesma era o Dr. Amadeus Lopes.

Sobre a “Onda Vermelha”

Os organizadores da manifestação gigante pró-governador José Maranhão (PMDB), realizada nesta quarta-feira à noite, combinaram com a Justiça Eleitoral para não haver comício durante o ato público e respeitarem o horário-limite de 22h00, para desligarem o volume dos carros-de-som e trios-elétricos.

Manifestação foi monitorada

Antes disso, vários advogados da coligação “Paraíba Unida” procuraram o Dr. Marcos Jatobá, para tratar de alguns assuntos específicos relacionados à chamada “Onda Vermelha”, como posicionamento de carros-de-som, locais de pequenas paradas para realização de comícios-relâmpago e outros assuntos ligados ao evento político-partidário.

Cronograma cumprido à risca

Para evitar problemas com a Justiça Eleitoral, os coordenadores da campanha maranhista cumpriram rigorosamente o cronograma da manifestação, conforme foi acertado com o Dr. Marcos Jatobá.

Luzes deixam céu em brasa

Foram feitas três queimas de fogos-de-artifício, todas utilizando somente explosões de girândolas coloridas num único tom de vermelho-escarlate, às 21h00, 21h30 e 22h00, correspondendo à saída da carreata do local de concentração, na Praça das Muriçocas, à chegada dos trios-elétricos na avenida Epitácio Pessoa e ao encerramento do arrastão, no Busto de Tamandaré, localizado na confluência das praias de Tambaú e Cabo Branco, já na orla marítima da Capital.

Reforço na estrutura do TRE

Por outro lado, o juiz-titular da 64ª Zona Eleitoral comemorou a publicação, na edição desta quarta-feira, no “Diário da Justiça”, de todas as portarias solicitadas por ele, autorizando administrativamente a cessão de servidores requisitados pelo TRE ao TJ.

Fiscalização durante 24 horas

A partir de agora, se o Tribunal de Justiça mantiver os direitos e vantagens do pessoal requisitado e Dr. Marcos Jatobá puder mantê-los trabalhando normalmente, o fórum e o cartório da 64ª Zona Eleitoral ficarão à disposição da população durante 24 horas por dia, estendendo-se o mesmo tipo de serviço ininterrupto às equipes de fiscalização da Propaganda de Rua, justamente para evitar excessos da parte de empolgados militantes, de quaisquer partidos, candidatos ou coligações.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DataVox acerta resultados de eleições da OAB-PB e OAB-DF em pesquisas internas e consolida credibilidade

O Instituto de pesquisa DataVox mais uma demonstrou precisão ao acertar os resultados das eleições…

19 de novembro de 2024

ALPB define eleição da Mesa Diretora para a próxima terça; prazo para inscrever chapas já está aberto

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já se prepara para a próxima eleição da Mesa…

19 de novembro de 2024

Hervázio garante Cícero na chapa majoritária governista em 2026: “Só não estará se ele não quiser”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) fez uma declaração que pode ter um grande impacto…

19 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB aposta em ‘fator Aguinaldo Ribeiro’ para dissuadir “queixosos” de abandonar base aliada

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Chico Mendes (PSB), demonstrou confiança…

19 de novembro de 2024

Harrison Targino é reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba para o triênio 2025-2027

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, foi reeleito…

19 de novembro de 2024

Plano para matar Lula só não ocorreu por detalhe, diz ministro Paulo Pimenta

Ao comentar a operação deflagrada nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal (PF), o ministro da…

19 de novembro de 2024