Serra do Urubu, localizada na cidade de Aguiar no Sertão da Paraíba se torna ponto para monitoramento do universo

PUBLICIDADE

A Serra do Urubu, localizada na cidade de Aguiar no Sertão da Paraíba, será transformado de maneira ímpar no primeiro semestre de 2024. O motivo é a instalação do maior radiotelescópio do Brasil e um dos mais significativos do mundo, o Bingo (Oscilações Acústicas de Bárion de Observações Integradas de Gás Neutro). Este poderoso equipamento desvendará segredos cósmicos, escutando os ecos do passado e contribuindo para a compreensão da energia escura, que impulsiona a expansão do universo.

Segundo os coordenadores do projeto o Bingo terá a capacidade de observar o universo em uma época em que a energia escura começou a acelerar a expansão do universo, cerca de 9 a 12 bilhões de anos atrás. Esta investigação é de extrema importância, visto que a energia escura constitui cerca de 70% da composição do universo, mas suas origens e propriedades continuam sendo um mistério científico no século 21.

Carlos Alexandre Wuensche, pesquisador principal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), explicou que o Bingo permitirá compreender a energia escura e suas implicações. As Oscilações Acústicas de Bárion (BAOs), geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do universo, serão identificadas através das medidas da distribuição do hidrogênio neutro em distâncias cosmológicas. Isso possibilitará o estudo das propriedades da energia escura.

Para a escolha do local apropriado, os cientistas visitaram mais de 30 locais no Uruguai e no Brasil, percorrendo 2.700 quilômetros em busca do ambiente ideal. A serra do Urubu em Aguiar se destacou por sua ausência de sinais de rádio produzidos pelo homem, oferecendo um ambiente “absurdamente limpo”, o que é fundamental para a precisão das observações.

O Bingo é uma colaboração multinacional entre o INPE, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Governo da Paraíba e Universidade de Shanghai Jiao Tong, da China. O projeto já recebeu investimentos de cerca de R$ 35 milhões na primeira fase e deve continuar expandindo, com previsão de operação completa até 2028. Com o Bingo, a busca por respostas cósmicas e avanços na compreensão do universo ganham um novo e empolgante capítulo.

Da Redação com INPE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024