Categorias: Paraíba

Sertão da Paraíba terá 30% a menos de chuvas

PUBLICIDADE

Sertão da Paraíba terá 30% a menos de chuvas por causa de efeitos do El Ninõ, diz meteorologista

A evolução do El Ninõ deve ser sentida na Paraíba. A previsão dos especialistas indica que as chuvas serão irregulares em todo o território paraibano e que durante o período chuvoso da região sertaneja (entre março e maio) os valores ficarão abaixo da média histórica, chegando a 30% menos que o normal.

Esse foi um dos principais pontos de discussão na 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, que foi realizado na última quinta-feira (18) e ontem (19), em Natal (RN).

Segundo o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, uma das representações da Paraíba no evento, o fenômeno também deverá ser sentido no Estado. Na região Agreste, onde fica localizada Campina Grande, o meteorologista explicou que as chuvas estarão dentro da normalidade, variando entre 50mm a 100mm, por mês, entre abril e julho (período chuvoso).

Já na região sertaneja, segundo informou, que possui período chuvoso entre março e maio, as chuvas deverão ficar abaixo da média normal, que é de 200mm, durante estes meses. “De acordo com a previsão deve-se chover cerca de 30% a menos do que o normal, nesta região da Paraíba”, frisou. O fenônemo El Ninõ deverá interferir em todos os estados do Nordeste este ano, ocasionando chuvas irregulares. “Dessa forma pode-se chover muito em uma determinada localidade e muito pouco em outra, por isso a irregularidade. As chuvas acontecerão em pontos isolados”, explicou.

De acordo com a Aesa, devido ao inverno rigoroso registrado no Estado da Paraíba no ano passado, a agência constatou que os açudes paraibanos encerraram 2009 com 80,6% da sua capacidade de volume de água. De acordo com a diretora presidente da Aesa, Cybelle Frazão, apesar das chuvas de janeiro e fevereiro de 2010, a expectativa de água disponível no Estado é de 74%. “Como ainda não há estimativas seguras para os próximos anos, é importante que a população racionalize a água e evite o desperdício”, informou.

Barragens
De acordocom a agência, quase todas as barragens atingiram sua capacidade média de armazenamento, mas a expectativa para o ano de 2010 é que apenas 27% delas alcancem sua capacidade máxima, apresentando três cenários de armazenamento de água.


No período mais chuvoso, a previsão é que o volume de água armazenado em todo o Estado chegue a 84,3%, enquanto que no período mais seco o armazenamento totalize 73,8% da capacidade. Já em um período intermediário, o volume de água armazenado pode chegar a 79,3% do total. De acordo com a agência, as previsões climáticas para este ano tem um cenário diferente dos anos anteriores, quando ocorreram enchentes nas regiões do Cariri, Sertão e Seridó.

Correio Braziliense

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é socorrido após afogamento na praia do Bessa, em João Pessoa

Um homem foi resgatado desacordado após se afogar na tarde deste domingo (17) na praia…

17 de novembro de 2024

Capotamento de carro na BR-230, em Santa Rita, deixa duas pessoas feridas

Duas pessoas ficaram feridas na tarde deste domingo (17), após um carro capotar na BR-230,…

17 de novembro de 2024

Duplo homicídio na Zona Sul de João Pessoa deixa adolescente entre as vítimas

Na noite deste sábado (16), o bairro de Gramame, na região do Colinas do Sul,…

17 de novembro de 2024

Governador em exercício Adriano Galdino visita Cagepa de Campina Grande para discutir abastecimento de água

Na manhã desta segunda-feira (18), o governador em exercício da Paraíba, Adriano Galdino, realizará uma…

17 de novembro de 2024

Casa de autor de atentado no STF é destruída por incêndio em Santa Catarina

A casa onde morava Francisco Wanderley Luiz, conhecido como "Tiu França", foi parcialmente destruída por…

17 de novembro de 2024

Paraíba conquista mais duas medalhas de bronze nos Jogos da Juventude 2024, que acontecem em JP

A Paraíba subiu ao pódio, neste sábado (16) e agora totaliza três medalhas nos Jogos…

17 de novembro de 2024