Categorias: Paraíba

Servidores da FUNDAC na PB recebem o apoio de deputado: “Reivindicação é justa’

PUBLICIDADE

Em greve há duas semanas servidores da FUNDAC na PB recebem o apoio de deputado: “Reivindicação é justa’

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) registrou hoje, na Assembleia Legislativa, a greve dos servidores da Fundac, que já entrou para segunda semana. “Os servidores estão fazendo reivindicações justas e espero que o governo do estado atenda”, disse o deputado.

 

O parlamentar lembrou que em dezembro, do ano passado, o mandato dele realizou uma sessão especial para discutir as condições de trabalho dos servidores da Fundac, além da situação do Cea e do Cej. “Vimos aqui, durante os debates, que a situa- ção dos servidores era preocupante. O corpo de profissionais é formado por psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, enfermeiros, pedagogos, agentes protetivos e educadores sociais enfrentam dificuldades com as condições de trabalho e a situação salarial”, disse Frei Anastácio.

 

O petista disse que entre os descontentamentos dos servidores estão descontos do percentual de periculosidades, equivalente a 50%, sobre os vencimentos. O que a legislação assegura, de acordo com o deputado, é o pagamento de adicional de periculosidade no valor de 100% do vencimento do servidor para as categorias que exercem atividades em estabelecimento penitenciário e internato.

 

“Amanhã, está previsto um café da manhã em frente ao Palácio da Redenção e depois o comando de greve se dirigirá à Secretaria da Administração, onde vai ser realizada a audiência. “O trabalho dos servidores da Funad é de grande importância no combate à violência, já que lidam com jovens que precisam voltar à liberdade recuperados para o convívio social”, destacou.

 

Ação de mulheres em Usina

 

Frei Anastácio registrou também, na Assembleia, que munidas de bandeiras, instrumentos de trabalho e palavras de ordem, cerca de 350 mulheres camponesas de Pernambuco e da Paraíba, ligadas à CPT e ao MST, ocuparam a Usina Maravilha, localizada no município de Goiana, zona da mata norte de Pernambuco.

 

A Usina ocupada pelas camponesas pertence ao mesmo grupo econômico da Cruangi, que possui um largo histórico de não cumprimento da função social da Terra. Em 2009, a Cruangi foi flagrada pelo Grupo Móvel de Trabalho escravo, mantendo 252 trabalhadores rurais em regime de escravidão, dentre eles, 27 menores de idade. Ao longo de 2012, a Cruangi foi novamente notícia em todo o estado ao paralisar suas atividades por acumular dívida trabalhista milionária e demitir cerca de três mil funcionários sem indenização e com salários atrasados. No fim de fevereiro, foi anunciada a desapropriação de parte das Terras do Grupo, feita pelo Governo do Estado no montante de R$ 25 milhões, para servir de área à construção da Fábrica da FIAT, em Goiana/PE.

 

O principal objetivo da mobilização foi cobrar do Governo a desapropriação de todas as Terras do Grupo Maravilha/Cruangi para fins de Reforma Agrária. “Se pode desapropriar para a Fiat por que não pode desapropriar para a Reforma Agrária?”, indagou a integrante da direção estadual do MST, Maria Sueli da Silva.
 

 

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024