Categorias: Paraíba

Servidores de Campina promovem atos públicos na saúde e educação

PUBLICIDADE

Servidores municipais da saúde e educação promoveram atos públicos nessa quarta-feira (18/05) e quinta-feira (19/05) respectivamente para reivindicar seu direitos supostamente subtraídos pela a atual administração pública da cidade.

No primeiro caso os Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Campina participaram da mobilização nacional do dia “D” pelos direitos dos (ACS). O encontro será na capital. Na segunda mobilização os servidores da educação de Campina promoveram uma mobilização contra a venda do dinheiro da educação nesta quinta-feira a partir das 09h. com concentração na rua João Moura N°528, no bairros do São José. Os servidores protestam sob a suposta venda do valor total dos precatórios referentes ao FUNDEB, que deveria ser destinado à educação municipal, e que agora poderá ser aplicado em obras de infraestrutura pela Prefeitura de Campina Grande. O Projeto de Lei que autoriza este procedimento foi aprovado pela Câmara de Vereadores a poucos dias por propositura do presidente da casa, Antonio Alves Pimentel (PSD).

De acordo com a direção municipal do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) o projeto é ilegal, pois de acordo com a legislação e com despacho da Justiça Federal, 60% do valor referente a esses precatórios devem ser destinados aos professores.

A União deve pagar precatórios aos municípios brasileiros devido à diferença de valores ocorrida na transformação do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação).

Segundo o Sintab, o valor que Campina Grande deve receber referente aos precatórios do FUNDEB é de aproximadamente R$ 70 milhões e está previsto para dezembro, podendo ser antecipado. O novo projeto de lei aprovado pela maioria governista da Câmara de Campina Grande está dando ao executivo o direito de usar esse dinheiro todo para possíveis obras na área de infraestrutura. Ainda de acordo com um dos diretores do Sintab, Leandro Morais, a categoria pretende acionar a justiça para assegurar seus direitos e que eles ainda devem decidir sobre a realização de manifestações em assembleia.

Solidário – O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) prestou solidariedade aos professores e técnicos da educação de Campina Grande que realizarão um movimento contra mais um ataque ao direito do servidor por parte do prefeito que encaminhou a Câmara Municipal Projeto de Lei, que modifica a destinação do valor do precatório, fruto de uma ação movida em 2007, na qual o município cobra a diferença de valores no momento da troca do FUNDEF para o FUNDEB. Veneziano lamentou o fato e mostrou-se indignado com mais essa tentativa de retirada de direito dos servidores da educação por parte do prefeito.

Veneziano prestou solidariedade aos servidores da educação que não são respeitados pelo prefeito e nesta mesma linha de pensamento lamentou o fato do chefe do executivo municipal evitar o diálogo com o funcionalismo público. Para ele, os representantes da educação são responsáveis por tarefas importantíssimas e é fundamental que Campina volte a ter uma gestão que fortaleça, as condições de trabalho a esses profissionais. “A atual gestão municipal chegou ao fundo poço – e não há perspectiva de sair, ao menos a curto ou médio prazo. O atual prefeito só vem mostrando seu lado autoritário que não está aberto ao diálogo com os servidores públicos”, afirmou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Eleito presidente dos Estados Unidos, Trump fala em união e promete acabar com guerras

Eleito para o seu segundo mandato de presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, …

6 de novembro de 2024

19º Festival do Japão na Paraíba acontece de 8 a 10 de novembro com atividades culturais em João Pessoa

Nesta edição especial, o festival contará com a presença de convidados ilustres na abertura, incluindo…

6 de novembro de 2024

Cícero Lucena planeja ajustes administrativos, mas confirma permanência de Janildo Silva na SECOM 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou, nesta quarta-feira (6), em entrevista ao…

6 de novembro de 2024

Prefeitura de Frei Martinho terá que retificar edital de concurso para cumprir Piso Salarial da Enfermagem

A Prefeitura Municipal de Frei Martinho terá que retificar o edital de concurso público nº…

6 de novembro de 2024

Com apoio oficial de PRD e Solidariedade, Hugo Motta caminha a passos largos rumo à presidência da Câmara dos Deputados

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara dos Deputados em 2025, recebeu…

6 de novembro de 2024

Opinião: Vitória de cabo a rabo!

Essa vitória de Donald Trump foi, sem dúvida, suada e sofrida. Ele e seu grupo…

6 de novembro de 2024