A Paraíba o tempo todo  |

Sessão homenageia Augusto dos Anjos e centenário do livro ‘Eu’

A Assembleia Legislativa da Paraíba foi palco nesta quarta-feira (28) de uma sessão solene que homenageou o escritor Augusto dos Anjos, que este ano comemora um centenário do lançamento do livro “Eu”. Além disso, a sessão também marcou o aniversário de um ano do Memorial Parlamentar da ALPB e a entrega da medalha “Augusto dos Anjos” ao jornalista Hélio Zenaide.

 

O evento contou com a presença do presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e os também deputados Branco Mendes (PEN) e Wilson Braga (PSD). Além disso, o vice-governador Rômulo Gouveia, autor da propositura para a sessão, também fez parte da Mesa e apresentou um pouco da história de Hélio Zenaide, que atuou como funcionário da receita Estadual e secretário estadual de Educação, dentre outras coisas.

 

Após receber a medalha, Zenaide falou um pouco sobre a história da sua família e da ‘pena dourada’ do seu avô Apolônio Zenaide, que foi doada para o acervo do Memorial Parlamentar da ALPB.

 

Já o jornalista Gonzaga Rodrigues fez uma palestra sobre a história de Augusto dos Anjos, ressaltando sua importância além de terras brasileiras. Lamentou também o fato da Paraíba subestimar e relegar a importância dos seus ‘filhos’, citando Augusto dos Anjos como um deles.

 

Segundo o jornalista, Augusto dos Anjos era ‘um esquisitão’ e sua poesia mórbida era vista com estranheza por editores de jornais e leitores. Gonzaga ressaltou a luta de Augusto dos Anjos para lançar seu livro, que foi financiado pelo irmão. Falou também sobre a doença que culminou na morte do poeta e de como o livro ´Eu’ começou a ser reconhecido e ganhou importância na literatura brasileira, “batendo recordes de venda e de críticas”.

 

Presença – A sessão foi bastante prestigiada, contando com a presença de ex-deputados, personalidades, jornalistas, professores e cidadãos em geral que admiram a poesia de Augusto dos Anjos. Também participaram do evento a vice-presidente da Academia Paraibana de Letras, Ângela Bezerra; a presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Maria do Socorro Aragão; e o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátyro Filho.

 

Inauguração – Após o término da sessão, todos os presentes foram até o Memorial Parlamentar, onde ocorreu a inauguração da vitrine onde está exposta a ‘pena dourada’ doada pelo homenageado do dia, Hélio Zenaide.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe