Categorias: Paraíba

Sessão homenageia Augusto dos Anjos e centenário do livro ‘Eu’

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba foi palco nesta quarta-feira (28) de uma sessão solene que homenageou o escritor Augusto dos Anjos, que este ano comemora um centenário do lançamento do livro “Eu”. Além disso, a sessão também marcou o aniversário de um ano do Memorial Parlamentar da ALPB e a entrega da medalha “Augusto dos Anjos” ao jornalista Hélio Zenaide.

 

O evento contou com a presença do presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e os também deputados Branco Mendes (PEN) e Wilson Braga (PSD). Além disso, o vice-governador Rômulo Gouveia, autor da propositura para a sessão, também fez parte da Mesa e apresentou um pouco da história de Hélio Zenaide, que atuou como funcionário da receita Estadual e secretário estadual de Educação, dentre outras coisas.

 

Após receber a medalha, Zenaide falou um pouco sobre a história da sua família e da ‘pena dourada’ do seu avô Apolônio Zenaide, que foi doada para o acervo do Memorial Parlamentar da ALPB.

 

Já o jornalista Gonzaga Rodrigues fez uma palestra sobre a história de Augusto dos Anjos, ressaltando sua importância além de terras brasileiras. Lamentou também o fato da Paraíba subestimar e relegar a importância dos seus ‘filhos’, citando Augusto dos Anjos como um deles.

 

Segundo o jornalista, Augusto dos Anjos era ‘um esquisitão’ e sua poesia mórbida era vista com estranheza por editores de jornais e leitores. Gonzaga ressaltou a luta de Augusto dos Anjos para lançar seu livro, que foi financiado pelo irmão. Falou também sobre a doença que culminou na morte do poeta e de como o livro ´Eu’ começou a ser reconhecido e ganhou importância na literatura brasileira, “batendo recordes de venda e de críticas”.

 

Presença – A sessão foi bastante prestigiada, contando com a presença de ex-deputados, personalidades, jornalistas, professores e cidadãos em geral que admiram a poesia de Augusto dos Anjos. Também participaram do evento a vice-presidente da Academia Paraibana de Letras, Ângela Bezerra; a presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Maria do Socorro Aragão; e o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátyro Filho.

 

Inauguração – Após o término da sessão, todos os presentes foram até o Memorial Parlamentar, onde ocorreu a inauguração da vitrine onde está exposta a ‘pena dourada’ doada pelo homenageado do dia, Hélio Zenaide.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025