A Prefeitura Municipal de Conde inicia o mês anunciando o ingresso na campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, que mobiliza toda a sociedade para conscientização sobre o assunto, orientando como identificar sinais de desejo suicida e como ajudar. Uma série de ações sobre o tema serão realizadas na cidade.
O movimento acontece em todo o país e está relacionado ao Dia Mundial de Conscientização e Prevenção do Combate ao Suicídio, dia 10 de setembro. A proposta visa combater os altos índices de suicídios no Brasil e no mundo. São cerca de 12 mil casos por ano no país e 1 milhão de mortes por suicídio anualmente em todo o mundo.
“Não podemos fugir desse tema. Precisamos falar sobre suicídio e depressão. Precisamos estar atentos a frases de alerta como: ‘eu não aguento mais viver’, ‘eu sou um peso para as pessoas’, ‘quero morrer’, ‘queria não ter nascido’, entre outra. Ajude ou busque ajuda para salvar uma vida”, alertou a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial I(CAPS) de Conde, Valdirene Félix.
Segundo a psicóloga, 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Entre eles, a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas).
Dentro das atividades da campanha “Setembro Amarelo” no Conde, o psiquiatra do CAPS, Klecius Cabral, concedeu entrevista, nesta quinta-feira (09), à rádio JA, na qual falou sobre ações de prevenção ao suicídio. Nesta sexta-feira (10), acontecerá, na sede do CAPS, uma Roda de Conversa com a presença de representas da REDE de serviços, com o tema: “SUICÍDIO TAMBÉM É PREVENÇÃO”.
Já no próximo sábado (11) será realizado evento na Praça Central da Cidade, a partir das 09h; e na terça-feira (14), palestra em Alusão ao Setembro Amarelo, na CENAP (Centro de Especializações Nelson Albino Pimentel), a partir das 09h.
ORIGEM
O movimento de conscientização contra suicídio começou nos Estados Unidos em 1994 quando o jovem Mike Emme tirou a própria vida aos 17 anos de idade. Conhecido pela personalidade carinhosa e habilidade mecânica, Mike possuía um clássico Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
As pessoas próximas do jovem não perceberam os sinais de que ele pretendia tirar a própria vida. No funeral seus amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Rapidamente, a ação ganhou proporção, expandiu-se pelo país e ganhou o mundo.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial de Conscientização e Prevenção do Combate ao Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha.
Apenas em 2015 a campanha ganhou força no Brasil com a instituição do “Setembro Amarelo” em uma ação conjunta do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O movimento ganhou a adesão de escolas, universidades, entidades do setor público e privado e da população de forma geral.
LEI “VOVÓ ROSE”
O desejo de suicídio pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou classe social. Alguns fatores, no entanto, ampliam o risco: transtornos psiquiátricos como depressão, transtorno bipolar, ansiedade e esquizofrenia; abuso de drogas e bebidas alcoólicas. ; e também merecem atenção. A solidão, sentimento de incapacidade e falta de perspectiva no futuro experimentadas por idosos a partir de 65 anos, problemas financeiros e hereditariedade também estão entre os fatores que levam a ideias suicidas.
Uma lei sancionada pelo presidente da República em abril de 2019 de número 13.819/2019, conhecida como Lei “Vovó Rose”, instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A norma prevê que a notificação compulsória deverá ter caráter sigiloso e vale para os casos de tentativa de suicídio e automutilação por estabelecimentos de saúde, segurança, escolas e conselhos tutelares. A lei recebeu o nome de Vovó Rose em homenagem à Rosangela Reis, que perdeu uma neta e se tornou militante da causa e da sua aprovação.
Da Redação com Assessoria
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…