A Paraíba o tempo todo  |

Sindicado dos Jornalistas da PB lança campanha pela vacinação contra Covid-19

Como parte da programação do Dia Internacional da Imprensa, nesta terça-feira (01), a Diretoria do Sindicado dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (SindjorPB) lançou a Campanha Estadual de inclusão dos profissionais de imprensa entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) de combate ao novo coronavírus.
A iniciativa está em conformidade com a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 para jornalistas já lançada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e outros sindicatos de todo o País. A Paraíba lidera o triste ranking de óbitos de jornalistas mortos pela Covid-19, no Nordeste.

A Campanha Estadual pela vacina para jornalistas será lançada no site oficial do SindjorPB (sindjorpb.com.br), nas páginas do Sindicato no Facebook (SindJornalistas PB) e no Instragram (Sindjorpb). A Campanha também estará na rua. A partir da 11h desta terça-feira 1º), a categoria estará em frente ao antigo Jornal Correio da Paraíba, Centro de João Pessoa, exigindo vacina no braço para os jornalistas.

Conforme dossiê da Fenaj, até o dia 23 de maio, foram 15 jornalistas mortos pela doença, na Paraíba. João Pessoa e Campina Grande detém 100% dos casos, sendo 55% na Capital e 45% em Campina. Com essa estatística, o Estado aparece na 5ª colocação entre os profissionais vitimados pela pandemia, no Brasil, atrás dos estados de São Paulo, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro e Paraná. O acompanhamento dos números no Estado está sendo coletado e atualizado pelo Sindjor-PB e repassado à Fenaj.

Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Land Seixas, até o final deste semestre, o Estado pode subir mais posições neste sinistro ranking de perdas de vidas. “Neste momento, a Paraíba está liderando as estatísticas, com mais profissionais vitimados pela Covid-19 no Nordeste. Das 55 mortes dos trabalhadores dessa área que perderam a vida na Região, o Estado detém alarmantes 27% dos casos. Isso representa percentuais 15% acima do Ceará e 16% a mais que Alagoas e Sergipe, estados que superaram Bahia e Pernambuco, detalhou o presidente.

Por conta desta situação, o Sindicato concretizou algumas estratégias para sensibilizar os órgãos públicos estaduais sobre a necessidade de colocar a categoria como grupo prioritário na vacinação. Recentemente, enviou um ofício à Secretaria de Comunicação do Estado, solicitando uma audiência com o governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania), para tratar sobre o assunto que preocupa não só os jornalistas, mas os familiares desses profissionais.

O Sindjor-PB também busca uma audiência com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), com a mesma finalidade. O Sindicato ainda apoia iniciativas, como as propostas apresentadas pela deputada Estela Bezerra (PSB), na Assembleia, e do vereador, Emano Santos (PV), na Câmara municipal pessoense, que visam possibilitar a vacinação dos profissionais de imprensa.

Nota – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba se solidariza com todos os jornalistas demitidos pelo Sistema Opinião em João Pessoa e Campina Grande nesta terça-feira, 1º de junho.
Uma demissão em massa em pleno Dia da Imprensa é um motivo imenso para tristeza e lamentação. O Sindicato repudia a insensibilidade do grupo empresarial com profissionais altamente capacitados e experientes que foram desligados em meio a uma crise econômica sem precedentes e em plena pandemia do novo coronavírus.

“Jornalismo só se faz com jornalistas. E em um cenário de tanta dificuldade, com a proliferação de fake news, é imprescindível a presença de profissionais do jornalismo nas redações. Repudiamos as demissões, a precarização e as condições de trabalho extenuantes que acabam sendo impostas a quem fica” diz a nota.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe