Você já foi assaltado ou conhece alguém que já passou por essa experiência desagradável?
Se sua resposta foi sim, infelizmente você faz parte de uma estatística que já se tornou bastante comum nas grandes cidades brasileiras.
Imagina se fosse possível conferir quais são os pontos da cidade onde esses casos ocorrem com mais frequência e, assim, evitar passar por esses caminhos? Esta foi a ideia que instigou dois estudantes de computação da Ufba a desenvolverem o site Onde Fui Roubado.
A plataforma combina recursos de mapas e geolocalização para que os usuários possam denunciar os lugares onde sofreram algum tipo de violência em suas cidades.
Após ser assaltado, o internauta pode entrar no site e fazer uma espécie de “check-in”, informando a situação em que aconteceu o crime. As vítimas ainda podem informar data, horário e relatar os objetos que foram roubados.
Inspirado em ferramentas como Foursquare e Google Maps, ele pretende virar uma “ferramenta de utilidade pública para captar dados sobre ações criminosas e ajudar a população a se prevenir e órgãos responsáveis a combater o crime”, como informa a descrição do serviço.
Para aumentar o efeito da prevenção, as denúncias também podem sem compartilhadas com amigos nas redes sociais Facebook, Twitter e Google +.
Tecnologia a serviço da segurança
A internet e as novas tecnologias tem se transformado em grandes aliadas da população na prevenção de crimes e na identificação de criminosos e de zonas perigosas. Pela rede já é possível construir um mapa da criminalidade nas principais cidades do país.
Além de mapear pontos mais críticos, permitindo que o cidadão desvie rotas e fique em segurança, também é objetivo da plataforma utilizar os dados para a geração de relatórios encaminhados para a polícia.
João Pessoa
Na capital paraibana, até agora o site conta com 111 denúncias. De acordo com as estatísticas da página, 41% dos pessoenses que fizeram o “check-in” registraram um boletim de ocorrência.
Ainda segundo as estatísticas do site, o roubo de celulares é o mais comum aparecendo em 82% das ocorrências. 49% dos usuários da capital relataram que foram assaltados à mão armada.
O promotor de vendas Jefferson Gonçalves, foi uma das vítimas que resolveu compartilhar sua denúncia na plataforma.
Jefferson estava voltando da academia no bairro de Cuiá, na quinta-feira (15), quando dois indivíduos em uma moto preta o abordaram e anunciaram o assaltado. Os bandidos estavam armados e roubaram o celular da vítima.
De acordo com o promotor de vendas o site é muito importante e serve como um serviço de utilidade pública.
“O site é importante sim pois ajuda a prevenir outras pessoas que passam por lá” informou Jefferson.
Polícia
A Polícia Militar considera a internet uma boa ferramenta de proteção e denuncia. Confirma que as informações da rede muitas vezes são utilizadas em investigações, mas alerta: os sites não substituem a Comunicação Oficial à Polícia Militar e muito menos o registro do Boletim de Ocorrência que dá início às investigações.
O site pode ser acessado através do link: Onde Fui Roubado
Thatiane Sonally
PB Agora
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…
O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…