Em continuidade as ações preventivas de imunização, nesta quinta-feira (16), os postos de vacinação da Campanha Antirrábica do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses estarão imunizando cães e gatos nos bairros Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novaes, Jardim Cidade Universitária, Jardim Veneza e Planalto Boa Esperança.
Na sexta-feira (17), a vacinação acontece na sede do Centro de Controle de Zoonoses, no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, N° 100, Jardim Cidade Universitária, no período das 8 às 17h, para moradores de todos os bairros da cidade.
De acordo com o gerente da Gvaz, Nilton Guedes, no próximo sábado, dia 18, acontece o Dia ‘D’ da vacinação Antirrábica. “Serão instalados 172 postos de vacinação pelo município de João Pessoa e cerca de 80 mil doses da vacina disponibilizadas”, afirmou.
Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas adultas, com guia e coleira. Não há contraindicação para animais gestantes. Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados.
Nesta edição, mais de 65 mil cães e gatos devem ser imunizados durante a campanha. A vacinação é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem.
A raiva animal é causada por um vírus que ataca diversos animais. O cão e o gato são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. A maioria das pessoas que adquirem a doença chega a óbito.
Prevenção – Quando uma pessoa é agredida por um animal, é importante lavar bem a ferida com bastante água e sabão (amarelo) e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde (USF). A recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, pelos números 3218-9357 ou 3214-3459.
O último caso de raiva animal em João Pessoa foi registrado em um gato de rua, no bairro José Américo, em 2008.
Redação com Secom-JP