Na Paraíba, um ato de solidariedade de uma família em luto permitiu trazer de volta a alegria de viver para pacientes na fila do transplante de órgãos na Paraíba, no Ceará e em São Paulo.
Emocionada, e ainda consternada pela precoce partida de uma criança de apenas 11 anos, a família autorizou que a equipe médica do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realizasse o procedimento de captação dos órgãos (coração, fígado e rins) para pacientes que aguardam na fila de transplantes no país.
De acordo com a unidade hospitalar, três brasileiros receberão os órgãos doados. Em resposta ao ato de solidariedade, a equipe médica do Trauma agradeceu de forma singela (vídeo) aos parentes da criança.
De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, o coração foi destinado a uma criança de apenas 13 anos no estado do Ceará. O fígado permaneceu na Paraíba e será encaminhado para procedimento de transplanta no Hospital Nossa Senhora das Neves, na Capital.
Ainda de acordo com a Saúde estadual, os rins da doadora serão encaminhados para o estado de São Paulo.
Segundo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Medeiros, a Paraíba bateu recorde de captação de órgãos em um ano em sua história. Até este momento, foram 16 captações.
PB Agora
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…