O trânsito vem se destacando como um dos grandes problemas das grandes cidades, e os semáforos são os maiores controladores do fluxo de carros. Um problema neles e o trânsito pode virar um verdadeiro caos.
Sandra Vieira, da assessoria da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa, explicou ao portal paraiba.com.br como é feito o controle dos semáforos. Segundo Sandra o controle é feito diariamente por meio de uma central de monitoramento, a Central de Tráfego por Área (CTA).
“A Divisão de Sistema Viário da STTrans conta com um vistoriador que percorre de motocicleta todos os 171 semáforos diariamente, além das equipes de trânsito e transportes nas ruas que informam via rádio qualquer problema que por ventura venha a acontecer”, diz.
De acordo com a assessoria, a STTrans conta com uma equipe responsável apenas pelos semáforos, composta por um vistoriador, duas equipes de manutenção, um supervisor de manutenção além da coordenação semafórica que, monitora todo o trabalho através da CTA.
Caso ocorra um Blackout ou falta de energia, Sandra informou que a superintendência tem um contato direto com a empresa responsável pelo fornecimento de energia e o atendimento é prioritário. “Além de solicitarmos (via rádio) que as equipes de trânsito assumam o controle do(s) semáforo(s) até o restabelecimento da energia elétrica”, conta.
A respeito do tempo do semáforo, Sandra afirmou que ele pode ser alterado em situações que seja necessário obter uma maior fluidez no trânsito local. “A alteração nos principais corredores e feita através da nossa central (CTA) onde alteramos a programação via computador sem haver a necessidade de se deslocar até o local do semáforo. Nos demais semáforos havendo a necessidade a equipe de manutenção se desloca até o local e faz o ajuste dos tempos”, conclui.
Ascom