O Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) disponibiliza no portal www.sudema.pb.gov.br, na aba sobre a Área de Proteção Ambiental de Tambaba (dentro do link Unidades de Conservação – no canto esquerdo), uma série de recomendações sobre o local.
As observações objetivam preservar a natureza e, para isso, são necessárias algumas normas e recomendações. Entre as ações permitidas, estão o turismo de observação e aventura, como passeios ciclísticos e caminhadas; e pesquisa científica de qualquer tipo, desde que autorizados pelo órgão gestor da área.
Já como algumas proibições estão: depositar resíduos poluentes, o desmembramento e a má utilização da área destinada ao naturismo, bem como a degradação e desapropriação. No portal da Sudema tudo está detalhado.
Unidades de Conservação (UCs) – são áreas com recursos ambientais, requisitos ecológicos e/ou beleza cênica, cujo principal objetivo é assegurar às populações o uso sustentável da natureza. São decretadas por autoridades federais, estaduais ou municipais. Áreas particulares também podem ser transformadas em UCs, bastando para isso que o proprietário procure um órgão governamental e demonstre interesse em transformar sua área (ou parte) em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Redação com Secom/PB
Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000