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Sudema leva para escolas conscientização sobre a importância da gestão dos resíduos sólidos

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Visando sensibilizar os alunos da rede pública de ensino sobre a importância da correta gestão dos resíduos sólidos no que diz respeito a não geração, redução, reutilização e tratamento desse material, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda), lançou neste mês de outubro o projeto “Sudema na Escola é Toda Semana”. A atividade teve inicio na cidade de Patos, abrangendo também escolas de João Pessoa, Cabedelo e Lucena.

 

A coordenadora do setor de Educação Ambiental da instituição, Karina Massei, explicou a importância da ação no âmbito escolar. “A educação ambiental ministrada nas escolas terá um reflexo direto dentro e fora delas. Acreditamos que, por meio da conscientização, despertaremos nesses jovens a compreensão da problemática ambiental e, em médio prazo, um multiplicador das boas práticas ambientais”, enfatizou.

 

Karina acrescentou que o envolvimento dos estudantes em processos educativos na nova política de resíduos não se restringe ao treinamento e capacitação técnica, já que compreende uma diversidade de públicos e agentes dessa cadeia. “O processo participativo pode propiciar às pessoas e às comunidades uma reflexão contextualizada sobre a realidade e proporcionar formação e capacitação para organizações coletivas democráticas. Nos processos grupais, a participação, quando existe de fato, é necessariamente educativa”, explicou.

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos – A PNRS (Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010) estabelece a educação ambiental como um dos instrumentos metodológicos na elaboração dos planejamentos relacionados aos resíduos sólidos. A lei integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental, regulada pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, com a Política Federal de Saneamento Básico, regulada pela Lei nº 11.445, de 2007 e com a Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005.



Secom

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