Durante o primeiro trimestre, milhares de trabalhadores receberam o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2022. Contudo, muitas pessoas ainda não fizeram o resgate dos valores que podem ser sacados até 29 de dezembro deste ano.
Por outro lado, muitos trabalhadores também não sacaram os valores referentes ao abono do ano-base 2019. Dessa forma, o Governo Federal tomou a decisão de dar outra chance para realizar o saque no mesmo prazo.
Vale ressaltar que o PIS/Pasep é destinado aos trabalhadores formais (CLT) da iniciativa privada e coordenado pela Caixa. Por sua vez, o Programa de Formação Patrimônio do Servidor Público (PASEP), é de responsabilidade do Banco do Brasil e é fornecido aos servidores públicos.
Quem pode sacar os valores esquecidos do PIS/Pasep?
Para conseguir sacar os valores esquecidos do PIS/Pasep é preciso ser trabalhador ou servidor público que não tenha feito à retirada do dinheiro correspondente, sendo necessário:
Estar devidamente registrado por pelo menos cinco anos no PIS/PASEP;
Ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano-base em 2019 e/ou 2020;
Ter remuneração mensal de até dois salários mínimos;
Estar inscrito na Relação Anual de Informações (RAIS) ou no eSocial;
Não ser empregado doméstico e nem ter sido contratado por pessoa física.
Caso tenha interesse em receber o abono PIS/PASEP do ano-base 2019, será preciso fazer um pedido formal de resgate do dinheiro através do aplicativo da Carteira de Trabalho, em alguma unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho e Previdência ou pelo e-mail [email protected].
Porém, não esqueça de trocar o “uf” do e-mail pela sigla do seu estado, por exemplo “[email protected]”.
O que fazer quando a empresa demite, mas não paga a rescisão?
Como consultar os valores
Os benefícios podem ser consultados pelo telefone no número 158 ou acessando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ao informar o número do CPF.
Sendo assim, confira o passo a passo:
Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular;
Faça o login necessário por meio do CPF e senha cadastrados no gov.br.;
Toque no ícone “Benefícios” que fica localizado no menu do app;
Em “Abono Salarial”, clique na opção “Consultar”.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Fonte: Seu Crédito Digital