Taxa de desocupação da Paraíba recua para 8,6% no 2° trimestre de 2024, revela IBGE

PUBLICIDADE
Com a melhora da empregabilidade, a taxa de desocupação da Paraíba caiu para 8,6%, no segundo trimestre deste ano, que compreende o período de abril, maio e junho. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a queda foi de 1,8 ponto percentual (p.p.), segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgadas, nesta quinta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o primeiro trimestre deste ano (9,9%), a taxa de desocupação paraibana recuou 1,3 ponto percentual no segundo trimestre. No cenário regional, a Paraíba permanece com uma taxa menor que a média da Região Nordeste (9,4%).
QUEDA DOS DESOCUPADOS – O percentual da população desocupada na comparação entre os segundos trimestres deste ano e do ano passado caiu 13,4%, saindo de 174 mil, entre abr/mai/jun de 2023, para 151 mil trabalhadores desocupados, entre abr/mai/jun de 2024.
SETORES COM MAIS OCUPADOS – No segundo trimestre deste ano, em números absolutos, a população de trabalhadores ocupada na Paraíba atingiu 1,609 milhão de pessoas. São 109 mil pessoas a mais ocupadas do que no 2º trimestre do ano passado (1,5 milhão). Entre os seis segmentos que mais têm mão de obra ocupada na Paraíba estão: administração pública (364 mil); comércio, reparação de veículos e peças (314 mil); a agricultura (169 mil); informação comunicação, atividades financeiras e imobiliárias (150 mil); indústria geral (147 mil) e a construção (139 mil).

CONCEITO DE DESOCUPADO – O IBGE classifica como pessoas desocupadas aquelas que não estavam trabalhando, mas estavam disponíveis para trabalhar e também tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa.

SOBRE A PNAD – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024