Dois programas que ampliam o exercício da cidadania e o controle social dos atos e gastos públicos – o Voluntários do Controle Externo (Você), do Tribunal de Contas da Paraíba, e o Mandado Legal, do Tribunal Regional Eleitoral – vão caminhar juntos dentro dos próximos dias.
A ideia surgiu, na manhã desta sexta-feira (15), durante visita do juiz Antonio Carneiro, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Arnóbio Viana.
Ambos concordaram, na ocasião, com a assinatura, brevemente, de um termo de parceria que possibilitará a adesão do TCE às ações da Justiça Eleitoral em favor da educação política de concluintes do Ensino Médio, a faixa de jovens eleitores prestes a ingressar na universidade.
“O propósito é o acompanhamento efetivo dos candidatos eleitos em 2018. É fazer perceber que não basta votar e, sim, manter a vigilância, a participação, a cobrança das promessas de campanha e a denúncia de desvios de verbas públicas sempre que isso ocorra”, esclareceu o juiz Antonio Carneiro.
O Programa Mandato Legal, assim concebido, alinha-se ao Projeto Eleitor do Futuro, implementado pelo Tribunal Superior Eleitoral e que também já inspirou, na Paraíba, realizações a exemplo do “TRE Rumo às Escolas” e “Cidadania em Movimento”.
Além de abraçar a iniciativa, o conselheiro Arnóbio Viana dispôs quadros técnicos para a exposição das ferramentas desenvolvidas pelo TCE com a colaboração de universidades paraibanas e, ainda, para a conscientização da juventude quanto aos direitos e deveres da cidadania. O Programa Você será o elo de ligação da Corte de Contas com o Mandato Legal que tem lançamento pelo TRE marcado para o próximo mês.
Redação com Ascom
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia